5 dicas para transformar sua empresa em um bom lugar para trabalhar
A empresa é praticamente uma segunda casa para os colaboradores — afinal, é lá que eles passam a maior parte dos seus dias. Então, por que não transformar esse ambiente em um bom lugar para se estar, onde os funcionários possam inovar, crescer e se relacionar?
Essa é a estratégia usada pelas companhias que integram a lista das melhores empresas para trabalhar, divulgada pela GPTW. E isso não é por menos: companhias que investem no bem-estar dos funcionários são comprovadamente mais rentáveis, produtivas e inovadoras.
Se você também deseja mudar seu ambiente interno e torná-lo mais atraente para jovens talentos, confira as dicas que separamos a seguir!
1. Aprimore o ambiente de trabalho
Uma das melhores empresas para trabalhar no mundo é a brasileira Movile, desenvolvedora de plataformas e aplicativos mobile.
Em sua sede, é possível ver de quase tudo, de sala de jogos e lanches gratuitos até salas de reuniões temáticas. Essa é uma tendência crescente: empresas como Walmart, Google e outras gigantes já investem no mesmo sentido.
Por isso, você pode começar aprimorando o ambiente de trabalho da sua equipe. Não pense que é preciso investir muito para fazer isso. Inicie melhorando as cores e elimine as divisórias do escritório. Na cozinha ou na copa, inclua uma boa bebida e um pequeno lanche.
2. Otimize a comunicação interna
A comunicação dentro da empresa é um dos mais importantes elementos da gestão de pessoas. Quando não há diálogo, as equipes ficam desalinhadas, o número de erros e acidentes também tendem a crescer.
Para implantar uma nova cultura nesse sentido, é importante contar com o apoio da liderança da empresa — envolva todos os líderes nesse assunto. O grupo Votorantim, por exemplo, costuma promover bate-papos entre as equipes e a liderança e, assim, os funcionários ficam informados e motivados.
Outra dica importante é criar novos canais de comunicação. Para isso, utilize a tecnologia a seu favor! É possível usar ferramentas como intranet, redes sociais corporativas, aplicativos mobile e outros sistemas especializados.
3. Invista em um bom processo de integração
Os primeiros dias de um novo funcionário podem fazer toda a diferença. Nesse momento, ele estará se adaptando a uma nova cultura organizacional e construindo novos relacionamentos. Por isso, é necessário investir em uma boa integração.
Na Toyota, antes de um novo colaborador iniciar suas atividades, ele passa por um robusto processo de integração. O novo contratado é apresentado ao estilo Toyota de trabalhar e, além disso, é levado às montadoras e concessionárias da marca.
Busque fazer algo similar. Separe algum tempo para que seu funcionário crie aderência ao novo cargo e equipe. Para isso, mostre a história da empresa, fale sobre a cultura organizacional e o propósito de existência da marca.
4. Desenvolva líderes exemplares
Bons líderes fazem toda a diferença. Eles contribuem diretamente para o crescimento dos seus liderados e da empresa de um modo geral. Uma boa liderança inspira, engaja e direciona os demais funcionários da empresa. Por isso, é necessário desenvolvê-la!
A Unilever, que já foi considerada a melhor empresa no desenvolvimento de líderes, é um grande exemplo. A companhia começa a desenvolvê-los quando ainda são trainees, os quais devem passar por um programa de capacitação de três anos.
5. Recompense pelos resultados alcançados
Além de tudo, para criar um bom ambiente para se trabalhar, é importante disseminar a crença de meritocracia, ou melhor, desenvolver um sistema em que todos serão recompensados de acordo com seus esforços e resultados alcançados. Todos ganham com isso!
A distribuidora de bebidas Ambev é referência no assunto. Nele, os profissionais trabalham duro e, claro, são recompensados de acordo com os resultados apresentados. Isso contribui para criar uma cultura de alta produtividade.
Ao aplicar essas dicas em sua empresa, você certamente transformará o ambiente interno, tornando-o muito mais agradável, produtivo e inspirador. Além disso, conseguirá transformar sua marca em um grande ímã de talentos.
Agora que você já conheceu as estratégias de algumas das melhores empresas para trabalhar, que tal aplicar esses conceitos no seu negócio? Confira nossas 4 dicas infalíveis para motivar uma equipe!
Obrigada pelo belo documento que os senhores estao disponibilizando, muito bom parabens.