O horário de verão aumenta os acidentes de trabalho?
O horário de verão muda a rotina de muitos brasileiros. Isso porque os relógios ficam adiantados em uma hora nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, de 16 de outubro de 2016 a 19 de fevereiro de 2017. Neste período, as empresas precisam tomar cuidado para evitar acidentes de trabalho.
Mas como o horário de verão afeta a produtividade do empregado e aumenta o risco de acidentes de trabalho? Entenda melhor esse fenômeno no nosso artigo do dia!
Por causa da desordem temporal interna
Um dos motivos é que a mudança de horário pode provocar um fenômeno denominado pelos médicos de “desordem temporal interna”. Ele faz com que o organismo de muitas pessoas demore para se adaptar à nova rotina.
Porque costumamos dormir uma hora a menos
Um estudo divulgado no Journal Of Applied Psycholgy aponta que dormir uma hora a menos é muito ruim para os trabalhadores que atuam, principalmente, em atividades que exigem muita atenção. O cansaço pode atrapalhar a concentração e fazer com que o funcionário cometa algum erro que prejudique a própria saúde. Esta situação pode ocorrer com mais frequência no início do horário de verão, quando os empregados estão se acostumando com as alterações no dia a dia.
Porque o hormônio melatonina é influenciado pelo sol
O hormônio melatonina é responsável por regular o humor e é influenciado pela claridade do sol e a escuridão noturna. Com o horário de verão, há um atraso na secreção desse hormônio, o que provoca sonolência e tendência à irritabilidade.
Estes dois aspectos fazem com que o funcionário esteja com um nível de atenção baixo, o que contribui para a incidência de acidentes no trabalho. Qualquer pessoa irritada e sonolenta acaba rendendo menos.
Uma maneira de se prevenir contra a sonolência e o mau humor é tentar dormir, pelo menos, 10 minutos mais cedo durante a primeira semana do horário de verão. Desta forma, o organismo faz uma adaptação lenta e gradual à nova rotina, ajudando o funcionário a ficar atento e produtivo.
Pela nossa dificuldade de manter a atenção
Nos primeiros dias do horário de verão, é possível que as pessoas estejam impacientes por não estarem dormindo como estão acostumadas. Com certeza, muitos profissionais já passaram por este tipo de problema.
Se uma empresa conta com motoristas, a preocupação deve ser ainda maior. Caso estejam desconcentrados devido a uma noite mal dormida, eles estão mais suscetíveis a um acidente de trabalho, por causa da dificuldade de manter a atenção.
Esta situação ainda abrange os empregados que vão para o trabalho de carro. Porém, eles estarão menos propensos a ter uma colisão, porque utilizam o veículo também durante menos tempo.
Busque ações preventivas
Qualquer empresa pode contar com os serviços de segurança e medicina do trabalho. O primeiro consiste num conjunto de ações que priorizam reduzir os riscos e ensinar os colaboradores a adotarem procedimentos para evitar acidentes de trabalho.
O segundo faz o diagnóstico e trata as doenças provocadas por atividades no ambiente profissional. O objetivo é contribuir para a melhora na qualidade de vida dos empregados.
Inegavelmente, o horário de verão pode aumentar as chances de acidentes de trabalho. Contudo, uma empresa pode evitar este problema caso tenha uma boa comunicação com os empregados e bons serviços de Recursos Humanos.
Gostaria de saber mais sobre as nossas ações? Curta a nossa página no Facebook e não deixe de nos seguir!