8 profissões que devem focar a segurança do trabalho

8 profissões que devem focar a segurança do trabalho

A segurança do trabalho é fundamental em qualquer profissão e em qualquer ambiente de trabalho. Desde os professores nas salas de aula, os médicos dentro do hospital, os policiais nas ruas até os mineradores, cada profissão apresenta seus riscos, e o empregador deve saber como proteger seus colaboradores.

No entanto, há algumas profissões que colocam o trabalhador em alto risco de vida no dia a dia. O artigo 183 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) traz a definição de atividade insalubre como toda atividade que exponha o empregado a agentes nocivos acima dos limites de tolerância, seja pela natureza do agente ou pelo tempo de exposição. Já as atividades perigosas, definidas no artigo 193, são aquelas que colocam o trabalhador em contato com substâncias inflamáveis, explosivas e com a energia elétrica.

Continue lendo e saiba quais são as profissões nas quais a saúde e a segurança correm mais riscos.

Fabricante de alimentos

O setor alimentício é o grande campeão de acidentes de trabalho no Brasil, sendo que, em 2011, os números alcançaram 57 mil.

O boom de crescimento dessa indústria nos últimos anos provocou uma pressão para aumentar a produção, muitas vezes sobrecarregando os funcionários e reduzindo as medidas de segurança importantes no manuseio das máquinas pesadas.

Colaboradores de Construção Civil

No dia a dia dos pedreiros, as quedas são os acidentes mais comuns. Seja na construção de arranha-céus ou de casas, quedas a partir da própria altura — menos de 2m — já são suficientes para provocar lesões graves.

Equipamentos de proteção individual (EPI) para altura e protocolos de trabalho que priorizem a segurança se tornam, nesse contexto, essenciais, e devem ser providenciados pelo empregador.

Mineradores

A mineração em si expõe os trabalhadores a pequenas partículas que se depositam nos pulmões e, com o tempo, podem provocar doenças como a silicose, a asbestose e o mesotelioma.

Quem trabalha em minas subterrâneas corre ainda o risco de desmoronamento, agravado pela dificuldade de acesso que prejudica tanto a chegada de ajuda quanto a saída dos funcionários para um local seguro. Nessas condições, qualquer acidente tem maior chance de ser fatal.

Trabalhadores em petroleiras

O maior risco nas petroleiras está nas plataformas de petróleo. Assim como nas minas, o acesso a esse local é difícil, prejudicando o socorro aos funcionários. Além disso, o petróleo é uma substância inflamável, colocando a área em risco alto de incêndios e explosões.

Funcionários de madeireiras

Os acidentes ocorrem principalmente devido ao grande número de empresas ilegais em locais remotos do país. Essas empresas não investem em equipamento de proteção individual para os funcionários nem em máquinas seguras, aumentando o risco de acidentes.

Policiais, militares e bombeiros

Essas profissões entram em contato direto e diário com armas de fogo e armas brancas ou com fogo e explosões, podendo provocar lesões graves e até fatais. Para evitar acidentes, os EPIs como coletes à prova de balas e protocolos de ação que visam a segurança dos trabalhadores são utilizados.

Trabalhadores rurais

O trabalhador rural está exposto a substâncias químicas utilizadas em agrotóxicos, podendo sofrer intoxicações, e lida com máquinas e veículos pesados, o que aumenta o risco de acidentes físicos, como atropelamentos.

A estimativa é de que 170 mil profissionais do campo percam a vida todos os anos no mundo inteiro, representando quase metade das mortes por acidente de trabalho.

Eletricistas de alta-tensão

A eletricidade pode ser considerada um dos agentes que tornam uma atividade perigosa, já que quem lida com ela está constantemente exposto a alta voltagens, que podem provocar lesões letais.

Os problemas na rede elétrica, em cabos de transmissão e em torres elétricas, inclusive podem, ter que ser resolvidos em locais de altura e sob chuva.

Condições de insalubridade e de periculosidade devem ser consideradas na hora de planejar as medidas de segurança da empresa, além de implicarem em um adicional ao salário do trabalhador de 10 a 40% — como determinado pela Norma Regulamentadora NR 15, que trata das atividades insalubres — e de 30% às atividades perigosas — tratadas na NR 16.

A caracterização da periculosidade é função do Médico do Trabalho ou do Engenheiro de Segurança do Trabalho, e é estabelecida com a impossibilidade de eliminação ou neutralização do risco com as medidas de saúde e segurança do trabalho.

Para ter certeza de que a sua empresa fornece o ambiente mais seguro possível aos seus funcionários, reduzindo a chance de qualquer acidente ou qualquer dano a sua saúde, nada melhor do que contratar uma empresa terceirizada especializada em segurança no trabalho.

Seu negócio conta com algum dos profissionais citados acima? Sabe como prevenir os riscos que envolvem esse tipo de trabalho? Compartilhe suas dúvidas nos comentários para que possamos resolvê-las!

banner_ebook_1

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!