Como reduzir o absenteísmo na empresa? 6 dicas essenciais

Como reduzir o absenteísmo na empresa? 6 dicas essenciais

É cada vez mais difícil que as empresas não considerem os fatores que prejudicam sua produtividade. Nesse sentido, um dos grandes desafios é lidar com o capital humano e tentar reduzir o absenteísmo.

Manter a equipe sempre motivada e disposta é algo que requer bastante dedicação. É preciso identificar as causas que influenciam nesse tipo de indicador e trabalhar continuamente para melhorá-lo.

Pensando nisso, o post de hoje traz algumas dicas importantes para tentar reverter essa situação e aumentar o engajamento dos colaboradores. Confira!

1. Aposte na melhoria do clima organizacional

Enfrentar a rotina de trabalho todos os dias realmente não é fácil. Seja qual for a área de atuação, o cansaço, o estresse, as preocupações, entre outros fatores, uma hora ou outra nos pegam.

Por isso, é fundamental que o clima dentro da empresa seja favorável e motivante. Caso contrário, ela não se torna um ambiente atrativo para trabalhar — o que atrapalha inclusive a retenção de bons funcionários.

Logo, é importante adotar táticas que ajudem a criar um clima agradável para todos. Por exemplo, vale investir na infraestrutura do ambiente (conforto, organização, higiene, etc.) e em eventos para gerar uma maior aproximação da equipe.

Outra ideia que não pode ser deixada de lado são as pesquisas de clima organizacional, que devem ser feitas regularmente para identificar os pontos fracos e fortes da gestão, facilitando a adoção de estratégias para promover melhorias.

2. Trabalhe a política dos feedbacks

Outra questão que pode causar problemas entre os funcionários e, consequentemente, prejudicar a produtividade é ter uma comunicação deficiente. Essa é a porta de entrada para desentendimentos, fofocas, dificuldades de relacionamento e até mesmo falhas na produção.

Quando a informação é incompleta, as chances de erros são muito maiores. Por essa razão, a empresa deve estimular uma comunicação mais aberta entre todos para evitar esse tipo de ocorrência.

Mas vale ressaltar que, apesar das ferramentas tecnológicas serem muitos úteis nesse processo, é válido incentivar também os diálogos presenciais. Além disso, uma boa dica é implantar uma política de feedbacks fazendo com que todos tenham o direito de dar seus pareceres sobre as atividades que desempenham.

Isso facilita que os gestores acompanhem de perto seus times e ainda mostra ao funcionário que deve haver um comprometimento com as metas traçadas — e que o absenteísmo é muito prejudicial para alcançar tais resultados.

3. Ofereça um plano de carreira

Qualquer pessoa sonha com o sucesso da sua carreira e com a conquista de melhores oportunidades, não é? Mesmo que a paixão pelo ofício seja um fator relevante, é natural que as pessoas tenham sonhos maiores, queiram crescer, melhorar seus salários etc.

Então, quando não existe um programa claro de desenvolvimento dentro da empresa, os funcionários naturalmente ficam mais desmotivados e nem consideram permanecer ali por muito tempo.

Como resultado, os atrasos, as faltas e o descomprometimento ocorrem de forma mais frequente. Assim, é essencial apresentar um plano de carreira para lidar melhor com as expectativas do funcionário e motivá-lo a bater suas metas de acordo com os seus objetivos profissionais e pessoais.

Funciona mais ou menos como um sistema de recompensas — quanto mais você se dedica e cumpre com seus compromissos, maiores são as chances de conquistar melhores posições.

Contudo, lembre-se nesse momento que é essencial prezar pela credibilidade da empresa e cumprir com as propostas, sem ficar apenas prometendo melhorias.

4. Invista em capacitação

Para reduzir o absenteísmo, outra dica é pensar em maneiras de oferecer benefícios aos seus colaboradores, e nem sempre isso envolve aumentar seus salários ou oferecer algum bônus em dinheiro.

Há outras formas de recompensar o trabalhador e, ao mesmo tempo, beneficiar também a própria empresa. Um bom exemplo nesse caso é apostar em treinamentos, cursos, workshops e todo tipo de capacitação que colabore para o desenvolvimento da equipe.

Além de torná-lo mais preparado para as suas atividades e para o mercado de trabalho em geral, o funcionário consegue perceber que a organização está investindo nele. É uma oportunidade que ele tem de adquirir conhecimento sem ter que investir do próprio bolso.

No fim das contas, todos saem ganhando. Por um lado, a empresa melhora o seu nível de qualidade e o rendimento; por outro, o colaborador pode aproveitar a chance de capacitar-se ainda mais e melhorar o seu currículo.

5. Promova a saúde dos funcionários

Felizmente, nos últimos anos os cuidados com a segurança e a saúde do trabalhador cresceram significativamente. Não só pela exigências das leis, mas muitas empresas têm se preocupado mais em promover essa questão — afinal, não dá para não pensar que um funcionário doente ou acidentado não é produtivo.

De qualquer forma, contar com colaboradores saudáveis é sempre melhor, concorda? Não há absenteísmo por motivos de visitas frequentes ao médico, indisposição, entre outros problemas.

Então, faça com que o ambiente de trabalho seja mais uma motivação para que todos cuidem da saúde. Além de fornecer os meios adequados (considerando infraestrutura, ergonomia, equipamentos de proteção etc) para que cada um realize suas tarefas, é possível adotar medidas como:

  • promover eventos (palestras, campanhas e seminários) que falem mais sobre vida saudável;
  • estimular uma alimentação balanceada e nutritiva dentro da empresa;
  • oferecer a prática de exercícios laborais regularmente;
  • investir em atividades benéficas para a saúde física e mental, como yoga e meditação;
  • realizar exames básicos periodicamente (como teste de glicemia e aferição da pressão arterial) para ajudar na prevenção de doenças.

Tudo isso contribui para que o pessoal se informe melhor sobre os riscos de manter hábitos não saudáveis. Muitas vezes, esse tipo de preocupação é o primeiro passo para começar a tomar algumas atitudes diárias pensando mais no futuro e no próprio bem-estar.

6. Valorize os seus colaboradores

Ainda que todas essas dicas sirvam para valorizar os funcionários indiretamente, não se esqueça que normalmente as pessoas gostam de ter o seu trabalho reconhecido. Aliás, para muitas delas isso pode ser mais relevante em determinado momento do que um aumento salarial.

Quando o funcionário não está satisfeito, ele tende a fugir um pouco das suas responsabilidades. Logo, para envolver cada colaborador é preciso fazer com que ele se sinta verdadeiramente como uma parte importante da empresa.

Isto é, assim como os erros devem ser corrigidos, os acertos devem ser reconhecidos. No dia a dia de trabalho isso é capaz de fazer toda a diferença para motivar o time.

Outras estratégias utilizadas por algumas organizações são dar bonificações sobre metas alcançadas, fazer promoções e sorteios, oferecer brindes e viagens ou até conceder um “day off” após um período cansativo ou no dia do aniversário, por exemplo.

Enfim, colocar em prática algumas dessas ideias certamente será capaz de impulsionar a satisfação dos funcionários e a participação deles na rotina da organização.

Mas lembre-se que todo esse trabalho deve ser feito com cautela e responsabilidade, Portanto, não exite em contratar uma empresa especializada na área para garantir resultados ainda mais positivos.

Gostou das nossas dicas para reduzir o absenteísmo na sua empresa? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e continuar recebendo outras informações como estas!

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

3 comentários em “Como reduzir o absenteísmo na empresa? 6 dicas essenciais”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!