O que observar ao contratar empresa de medicina do trabalho?
Se você é empresário ou gestor de recursos humanos de uma empresa, certamente já ouviu falar sobre a importância e a necessidade de contratar empresa de medicina do trabalho para realizar os serviços de saúde ocupacional dos seus colaboradores, certo?
Ter uma empresa séria para realizar os exames admissionais, periódicos e demissionais dos funcionários de uma organização não é apenas um diferencial, mas uma obrigação dos empresários.
Mas o que deve ser observado ao contratar esses serviços? É essa dúvida que tentaremos esclarecer neste post! Para isso, elaboramos uma lista com 4 itens que você precisa ficar de olho. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
1. Credibilidade no mercado
É importante que, ao contratar uma empresa de medicina do trabalho, você busque mais informações sobre as maneiras como ela atua. Para isso, fazer uma breve pesquisa com outros clientes atendidos por ela pode ser uma boa ideia.
Além disso, vale a pena também pesquisar sobre a empresa na internet. Ela tem um site? Há um serviço de atendimento pela internet — pelo site ou por meio das mídias sociais? Tudo isso precisa ser levado em consideração.
2. Quadro de profissionais
Para que uma empresa de medicina do trabalho ofereça qualidade nos seus serviços é preciso que haja no local um médico especializado, com pós-graduação em saúde ocupacional, pois somente assim será possível fazer uma avaliação sobre a saúde de cada trabalhador.
Além disso, também é recomendado observar se a clínica possui outros profissionais da área da saúde como enfermeiros, técnicos em enfermagem, fonoaudiólogos, psicólogos, técnicos em segurança do trabalho, entre outros. Tais profissionais têm como função auxiliar na realização de exames como eletrocardiogramas, espirometrias, exames de fonoaudiologia e testes de personalidade.
Algumas empresas de medicina do trabalho também contam com engenheiros, que fazem o mapeamento de riscos de cada área de um negócio. Por isso, esse diferencial também pode ser observado.
3. Infraestrutura
Deve-se observar também a infraestrutura que a empresa de medicina do trabalho dispõe antes de fechar um contrato.
É preciso verificar, por exemplo, se é disponibilizada uma sala de espera confortável para que os seus funcionários aguardem enquanto não são atendidos, se os recepcionistas são cordiais e simpáticos ao fazerem atendimentos, as condições dos equipamentos utilizados para fazer exames etc.
Pode até parecer bobagem, mas observar esses detalhes de infraestrutura pode ser primordial para os bons resultados dos serviços prestados por esse tipo de estabelecimento para o seu negócio.
4. Diferenciais oferecidos
Para facilitar o cotidiano dos empresários e de seus colaboradores, algumas empresas de medicina do trabalho optam por oferecer diferenciais aos clientes. É possível que as coletas para exames laboratoriais e exames como raios-X sejam realizados in loco, ou seja, na sua empresa.
Esse e outros diferenciais podem fazer a diferença, uma vez que não há perda de tempo com o deslocamento até a clínica ou a sede da empresa de saúde ocupacional.
Agora você já sabe o que precisa ser observado ao contratar empresa de medicina do trabalho para o seu negócio! Existe algum ponto que você acredita ser necessário observar e que não citamos? Deixe um comentário no espaço abaixo!