Conheça 5 profissionais da segurança do trabalho

Para que as normas de segurança e saúde no trabalho sejam observadas e cumpridas, existem vários profissionais que agem separadamente ou de forma conjugada em setores específicos das empresas. Nesse post você pode conferir os principais cargos, o que cada um faz e a importância deles para que tudo corra bem dentro da organização.

Engenheiro

Um engenheiro é aquele profissional que aplica seus conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos para criar, aperfeiçoar e implementar utilidades. No caso do ambiente laboral ele será de grande auxílio em diversas aplicações.

Na área de segurança do trabalho, por exemplo, o engenheiro deverá examinar os locais e as condições de trabalho, suas instalações, métodos e processos, para que sejam vislumbrados riscos e modos de prevenção de acidentes.

Além disso, ele pode estudar a melhor adaptação entre um novo maquinário e os trabalhadores que irão operá-lo, executar campanhas educativas, avaliar a insalubridade ou periculosidade de tarefas. Assim também, ele pode ser o responsável por organizar palestras, cursos e materiais informativos para a conscientização do público-alvo daquelas informações.

Técnico de Segurança

Esse profissional inspeciona os locais, as instalações e os equipamentos da empresa, com o intuito de identificar fatores de riscos de acidentes. A partir disso poderão sugerir modificações e o estabelecimento de novas regras, assim como implementar o uso de dispositivos de proteção.

Ele possui uma performance operacional bastante diligente, inspecionando as condições de funcionamento de equipagens em vários níveis de proteção e defesa, como os postos de combate a incêndios, os serviços médicos disponíveis, a sinalização e as saídas de emergência, por exemplo.

Cabe dizer que o técnico não somente emite relatórios acerca de suas inspeções, como ainda investiga acidentes ocorridos, registra todas as eventuais irregularidades e elabora estatísticas. Um de seus papéis mais fundamentais está na correta instrução e treinamento dos funcionários da empresa, no que diz respeito a normas de segurança, medidas de prevenção de acidentes e orientações para crises e emergências.

Médico do Trabalho

O médico do trabalho é o profissional da saúde que atua diretamente no sentido da manutenção e da prevenção no que concerne à saúde, à higiene e ao bem-estar dos funcionários. Ele realiza exames clínicos periódicos nos empregados, faz intervenções curativas e cirúrgicas quando necessário e, com isso, também assegura a continuidade operacional e o bom rendimento da organização. Ele pode ainda avaliar, sozinho ou em conjunto com outros profissionais da área, as condições da segurança de zonas laborais, elaborar programas de proteção à saúde dos trabalhadores e participar de estratégias de treinamento das equipes.

É importante que ele se envolva também em programas de teor público, como campanhas de vacinação e de controle de natalidade, por exemplo, dependendo da localidade e das demandas da região onde a empresa estiver situada.

Enfermeiro

Como o médico, o enfermeiro atua em sua área de conhecimento, só que dentro das empresas que precisam de seu auxílio. Dessa forma, ele identifica as necessidades nos campos da saúde, segurança e higiene nos locais de trabalho, colaborando decisivamente para proteger a saúde dos trabalhadores, diminuir a periculosidade e melhorar os espaços laborais.

Ele cuida do tratamento de lesões traumáticas, coleta dados estatísticos e elementos humanos para exames diversos, além de prestar os primeiros socorros no local de trabalho, fazer curativos, administrar medicamentos e cumprir as demais atividades que um enfermeiro desempenha.

Além do atendimento ambulatorial, o enfermeiro do trabalho pode planejar e executar certos programas de educação sanitária e instruir os trabalhadores sobre o uso de roupas e material adequado para exercer determinadas atividades de risco, a fim de reduzir a ocorrência de acidentes.

Auxiliar de enfermagem

Basicamente, este profissional realiza os mesmos afazeres de suporte à saúde que um auxiliar de enfermagem comum cumpre. Entretanto, ele desempenha sua atividade nas dependências das fábricas, indústrias e demais estabelecimentos que demandem a proteção da integridade física dos trabalhadores no local de trabalho. Ao atuar nesse âmbito, o auxiliar deve ser supervisionado por um enfermeiro hierarquicamente superior.

Para que a sua empresa seja resguardada de qualquer problema com segurança do trabalho, assim como de qualquer atuação legal, nossa dica é: terceirize este serviço. Conte com uma empresa especializada e mantenha seus funcionários seguros e saudáveis.

Existe algum desses profissionais de segurança do trabalho atuando na empresa em que você trabalha ou administra hoje? Se tiver alguma dúvida, conte-a para a gente nos comentários que lhe ajudaremos.

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