Ar-condicionado: como resolver essa briga dentro das empresas?
Ter um ar-condicionado para climatizar o escritório é um recurso vantajoso, pois torna o ambiente corporativo agradável, melhorando o bem-estar dos funcionários para que eles possam ter mais qualidade em suas atividades.
Contudo, ter um ar-condicionado nas empresas pode se tornar uma fonte de conflito, já que cada um deseja a temperatura de uma forma. Alguns colaboradores preferem mais quente, enquanto outros desejam mais frio.
Essa situação é mais recorrente do que se imagina, mas como resolver essa briga dentro das empresas? Continue a leitura e confira algumas dicas para resolver a situação de forma pacífica:
Modifique o direcionamento do vento
É possível mexer nas aletas para modificar o direcionamento do vento. Dessa forma, o ar não ficará diretamente sobre uma única pessoa.
Experimente direcioná-lo para cima, para que o ar se espalhe melhor pelo ambiente. Essa simples medida já faz toda a diferença.
Utilize a ventilação mínima ou média
Como alguns preferem o ar muito quente, enquanto outros desejam o ambiente mais frio, é possível utilizar um meio termo com a ventilação mínima, apenas para que o ar circule melhor.
Dessa forma, não acontecerão ruídos no ambiente e você ainda evitará gastos exacerbados com a energia elétrica.
Troque o ar-condicionado da empresa de lugar
Para que não fique somente sobre uma única pessoa, o ar-condicionado precisa ser instalado de forma estratégica. Dessa forma, o ar conseguirá circular por todo o espaço, favorecendo a todos.
Converse com os colegas na hora de trocar a temperatura
Antes de modificar a temperatura do ar, pergunte aos colegas o que eles estão achando do clima, estabelecendo um diálogo aberto para que todos compreendam e ajudem a resolver a situação.
Verifique a manutenção e limpeza do ar-condicionado
Para que o ar-condicionado funcione de forma saudável e eficaz, é necessário que as taxas de renovação de ar exterior e filtragem estejam de acordo com a legislação.
Para isso, é importante efetuar, anualmente, a limpeza e sua manutenção, evitando a proliferação ácaros e bactérias no ambiente.
Trabalhe com a temperatura média
Caso não consiga entrar em um acordo médio entre os funcionários, procure regular a temperatura entre 23ºC a 26ºC. Ela é definida como uma temperatura de conforto.
Estimule a qualidade de vida
Muito além do ar muito quente ou muito frio, muitas pessoas não gostam do ar-condicionado na empresa, pois resseca os olhos, pele e narinas, além de poder provocar irritação na garganta.
Portanto, estimular uma alimentação saudável, prática de exercícios e beber água pode ajudar ao funcionário ter mais saúde e evitar os problemas acima.
Para manter um ambiente saudável e climatizado, é necessário ponderação na hora de regular a temperatura do ar-condicionado nas empresas, pois há tanto os que não suportam temperaturas baixas, quanto os que alegam não suportar o calor.
Contra o frio, existem alternativas para estimular os funcionários a deixarem no escritório um casaco a mais. Entretanto, contra o calor, infelizmente não há soluções.
Acima de tudo, é necessário que os funcionários compreendam que o mais importante, nesse caso, não é o individual, mas sim o bem-estar comum, pois não há como agradar a todos em todos os momentos.
Restou alguma dúvida ou pensou em outra solução que não citamos? Conte pra gente aqui nos comentários e participe!