3 formas de garantir a segurança, a saúde e a motivação dos seus colaboradores
No Brasil, ainda são grandes os números de acidentes nos campos de obras e produção dentro das empresas, muitas vezes por falta de informação, mas, especialmente, por causa da falta de interesse dos trabalhadores em se proteger. Pode parecer inacreditável que os próprios colaboradores sejam relapsos com medidas de proteção de si mesmos e se coloquem em risco nas atividades laborais, mas isso acontece muito mais do que se imagina.
Na legislação, o empregador pode vir a ser punido em certas ocasiões de negligência quanto ao uso de equipamentos de proteção ou de não oferecimento das condições adequadas dos espaços de trabalho, e, por isso deve se empenhar para manter a motivação e a disciplina de seus colaboradores em alta. Veja três dicas para estimular ainda mais seus funcionários a se proteger!
Fique atento aos descuidos ou omissões nos ambientes laborais
Não é incomum que brincadeiras e zombarias tomem conta das relações entre trabalhadores quando um grupo se dispõe a seguir à risca as recomendações de proteção, se prontificando a usar luvas, capacetes, cabos de segurança, protetor auricular e outros equipamentos apropriados para se afastar ou ao menos abrandar os riscos aos quais estejam expostos. Nesses casos, o gestor e a equipe ligada à segurança do trabalho devem tentar entender os motivos que levam alguns empregados a não querer usar os EPIs ou trazer as condutas mais sensatas para sua proteção.
A princípio, é conveniente trabalhar o conhecimento e a disciplina quanto ao aproveitamento dos EPIs e das melhores condutas, mas, se for imprescindível chamar a atenção de maneira mais incisiva, isso deve ser feito sem embaraço, inclusive com a advertência de demissão por justa causa. Quem receia perder o emprego, na maioria das vezes, passa a fazer o que deve ser feito, ainda que, desde o início, a medida seja mais a seu próprio favor do que em benefício da empresa.
Proponha recompensas coletivas pelo período sem acidentes
Um estímulo interessante para que os empregados se sintam mais motivados a saber como se resguardar mais e evitar acidentes, usando os equipamentos de proteção e limpando os locais de trabalho e grande movimentação, é proporcior uma recompensa para todos caso seja cumprida a meta de tempo sem a ocorrência de sinistros.
Esse prêmio até pode significar um valor em dinheiro ou gratificação, mas não precisa ser necessariamente assim: ele pode ser um evento, passeio ou show com a presença dos funcionários com a família, por exemplo, desde que gere estímulo em todos.
Ofereça palestras e cursos externos
A legislação exige que, dentro das empresas, existam pessoas encarregadas de desenvolver os trabalhos de prevenção de acidentes e conscientização geral dos trabalhadores. Porém, esses recursos de esclarecimento não precisam ser feitos somente pelo pessoal da CIPA ou apenas na semana de realização da SIPAT. As companhias e indústrias estão livres para contratar eventualmente palestras e cursos de empresas especializadas que oferecem materiais amplos, desde aulas em prol da motivação no trabalho até apresentações sobre hábitos saudáveis, como boa alimentação e recomendações sobre o sono noturno, ou acerca do bom uso de EPIs e gestão de riscos, por exemplo.
Quando o treinamento vem de fora, é comum que as pessoas da empresa deem ainda mais atenção e haja mais estímulo, não só por conta da novidade, mas também por sentirem que são importantes para a organização.
Se você garantir a segurança, a saúde e a motivação de seus trabalhadores, vai fazer com que a empresa alcance melhores resultados no que se refere à produtividade e, ao mesmo tempo, vai proporcionar um ambiente muito mais prazeroso de se trabalhar para sua equipe.
Ficou com alguma dúvida? Quais ações você vem implementando nesse sentido na sua organização? Compartilhe conosco nos comentários!