5 maneiras de melhorar a relação com colaboradores
Lidar com pessoas diferentes é sempre um desafio. No entanto, essa é uma missão extremamente importante em um ambiente de trabalho para conseguir melhorar a relação com colaboradores.
Afinal de contas, a satisfação do funcionário é capaz de impactar diretamente na sua produtividade — e, consequentemente, no sucesso do negócio. Mas assim como um bom clima organizacional traz benefícios, o contrário pode comprometer severamente os resultados da empresa.
Pensando nisso, trouxemos a seguir algumas dicas de como melhorar o relacionamento interpessoal no seu local de trabalho. Confira!
1. Manter a comunicação sempre aberta
Uma das piores sensações para os funcionários é perceber que a empresa não oferece um canal de comunicação aberta, de forma que eles não se sintam à vontade para dar as suas opiniões e expor os seus sentimentos.
Muitas vezes, isso passa a impressão de que as ordens devem ser seguidas sem a possibilidade de qualquer diálogo ou contrapartida. Como resultado, os colaboradores não se sentem parte da organização e todo o trabalho em equipe tende a ficar prejudicado.
Nesse sentido, o papel dos gestores e do setor de recursos humanos é fundamental para integrar e motivar as pessoas, deixando-as confortáveis para expressarem as suas ideias e contribuírem com o funcionamento do negócio.
2. Escutar todos os lados em momentos de conflito
Quando temos um grupo de pessoas, cada um tem um jeito diferente de reagir às coisas do dia a dia, uma maneira de realizar as tarefas ou, até mesmo, um modo de lidar com os colegas.
Em vista disso — e apesar de ser um tipo de situação desagradável — muitas vezes os conflitos acontecem inevitavelmente. Cabe, então, aos líderes e aos parceiros de trabalho conseguirem fazer com que as emoções sejam amenizadas e o problema resolvido para não atrapalhar as atividades da empresa.
Logo, uma boa dica é sempre escutar todos os lados antes de tomar partido de um deles. Nessa hora é essencial se colocar no lugar do outro e procurar um caminho que não acabe piorando a situação e deixando um clima ainda pior entre os envolvidos.
3. Reconhecer e valorizar os colaboradores
Não há como negar que as pessoas gostam de se sentirem valorizadas pelo seu trabalho. A rotina de qualquer profissional envolve esforço e dedicação, e quando fazemos a coisa certa é bom ser elogiado e reconhecido.
Sendo assim, é importante ter essa preocupação constante de valorizar a equipe, principalmente para manter os trabalhadores motivados e dispostos a continuarem fazendo um bom trabalho.
Inclusive, não tenha dúvidas de que um elogio às vezes vale mais do que um aumento ou outro tipo de benefício. Apesar de ele não ter um custo mensurável, imagine como é ruim e desmotivante trabalhar em um local onde não reconhecem o seu valor.
4. Incentivar a união das diferenças
É provável que a equipe de funcionários seja composta de pessoas com várias diferenças, sejam elas de classe social, orientação política, entre outros gostos e preferências.
A partir disso, a tendência é que elas criem grupos menores entre si ou que acabem ficando isoladas sem conviver tanto em conjunto. Portanto, uma boa medida é abraçar as diferenças e tentar promover ações que incentivem a união, como happy hours, palestras, treinamentos e confraternizações com suas famílias.
5. Adaptar a abordagem em busca de uma gestão humanizada
Outro ponto que deve ser considerado para melhorar a relação com colaboradores é adaptar a abordagem com cada um deles sempre que for necessário, sobretudo porque sabemos das diferenças de personalidades.
Na prática, isso significa tentar entender melhor cada pessoa e encontrar maneiras de motivá-las de acordo com as suas características. Por exemplo, algumas delas precisam de mais atenção e cuidado, enquanto outras conseguem desempenhar bem as suas atividades sozinhas.
Entender as necessidades de cada um e apresentar maior flexibilidade indica que a empresa possui uma gestão mais humanizada. Isso não quer dizer que é preciso ser permissivo, mas ser mais compreensivo e acolhedor na medida do possível — o que é capaz de gerar resultados muito positivos.
E, então, o que você acha de adotar essas medidas para melhorar a relação com colaboradores no seu trabalho? Aproveite para curtir nossa página do Facebook e continuar acompanhando as nossas publicações.