Você conhece a arteterapia?

Você conhece a arteterapia?

O ambiente de trabalho ideal para os funcionários produzirem melhor deveria ser inovador, dinâmico e motivador. Mas todos sabemos que, muitas vezes, a rotina diária não favorece a criatividade e o surgimento de novas ideias, muito pelo contrário, em empresas de diversos segmentos o que encontra-se no seu dia a dia é desmotivação e tédio por parte dos seus funcionários.

Diante desse cenário, muitos gestores vêm buscando alternativas para reverter a situação, e uma solução que apresenta bons resultados é a arteterapia. Conheça nesse artigo mais sobre essa técnica que vem revolucionando o ambiente institucional.

O que é arteterapia?

A arteterapia é uma técnica que consiste em usar expressões artísticas das mais diversas naturezas como forma de terapia de grupo. Por meio de atividades lúdicas e cognitivas, a ideia é permitir ao indivíduo criar materiais artísticos, porém sem obrigações ou conceitos estéticos.

O objetivo dessa técnica é fazer com que as pessoas consigam expressar seus sentimentos, trabalhar suas questões emocionais, de relacionamento, medo, inseguranças, autoconfiança e fazer emergir todo o seu potencial criativo. É a arte a favor do desenvolvimento pessoal e da transformação interna.

Quais são os benefícios para empresa e para os funcionários?

Em um mercado com concorrência acirrada como é o atual, a empresa que sai na frente é aquela que tem uma equipe mais preparada. Mas como já dissemos, a rotina empresarial desgasta qualquer um, e por isso é necessário encontrar meios para vencer essas dificuldades.

A arteterapia é eficiente nesse sentindo, pois contribui para que os funcionários consigam trabalhar de forma integrada e colaborativa, mesmo em tempos de crise, para atingir bons resultados. Afinal, todos precisam estar engajados na conquista de resultados.

Outro benefício é a melhora na comunicação interna, uma vez que a técnica ajuda a trabalhar as formas de se expressar e os sentimentos de cada um. Os funcionários aprendem a trabalhar melhor suas metas e objetivos, que é fundamental para o bom andamento e conclusão de projetos.

Profissionais mais felizes, motivados e bem-dispostos formam um ambiente de trabalho mais sadio, inovador, ameno e com isso o surgimento de novas ideias para melhoria de processos e produtos flui de forma mais natural e com maior frequência.

Além disso, a arteterapia proporciona outros ganhos tanto para empresa quanto para a vida pessoal do trabalhador, como melhora da autoestima, desenvolvimento da criatividade e redução do estresse. As pessoas sentem-se mais seguras, descobrem seus potenciais e habilidades e, com isso, conquistam mais saúde emocional. Tudo isso reflete na melhora da qualidade de vida, fator que beneficia o colaborador e a empresa.

Como é feito o trabalho com arteterapia?

O trabalho com arteterapia é sério, o lúdico não significa brincar aleatoriamente e, sim, escolher tarefas com um propósito. Dessa forma, a técnica deve ser aplicada por um profissional capacitado, sendo mais indicado contratar uma empresa especializada, terceirizando o serviço.

O tempo de terapia dependerá muito do grupo e os objetivos a serem alcançados. O arteterapeuta usará de materiais simples e financeiramente bem acessíveis, como gizes de cera, tintas, lápis de cor, papéis, sucatas, enfim, tudo o que for possível para criar arte. Em sua aplicação, diversas atividades podem ser desenvolvidas como desenhos, esculturas, criação de poesia, música, o importante é o colaborador, sem críticas ou restrições, expressar seus sentimentos.

Interessante a arteterapia, não é mesmo? Escreva para nós nos comentários o que achou dessa técnica e se tem alguma dúvida sobre ela!

banner_ebook_1

 

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!