Vacinação na empresa: até onde os donos são responsáveis?

Vacinação na empresa: até onde os donos são responsáveis?

Mais do que um simples benefício ou o cumprimento de normas legais, realizar ações em prol da saúde dos colaboradores é investir na produtividade e na eficiência de toda a empresa. Já não é novidade que o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores são essenciais para motivá-los e engajá-los em busca dos melhores resultados.

Nesse contexto, a vacinação na empresa pode ser uma das alternativas para proteger sua força de trabalho e mantê-la sempre apta a atingir o melhor desempenho. Descubra, neste post, por que vacinar seus colaboradores é tão importante.

Saúde é investimento

Entender que os recursos destinados à saúde representam um investimento, e não um custo, é o ponto de partida para que se crie uma cultura de cuidados com a qualidade de vida e o bem-estar dos colaboradores em uma empresa.

Quando um funcionário adoece, sua produtividade cai e, consequentemente, sua capacidade de entregar os melhores resultados fica comprometida. O absenteísmo, que é o tempo de afastamento do trabalhador por motivos diversos, é resulta, também, da falta de investimento em saúde.

Ao colocar os dados na ponta do lápis, é possível concluir que o valor que a empresa perde com ausências, licenças e substituições por motivos de doenças é superior ao que ela pode investir em ações preventivas, como as campanhas de vacinação.

Proteção sob medida

A vacinação é uma forma de prevenir determinadas patologias, imunizando os indivíduos que possam ter contato com os agentes transmissores. Assim, de acordo com a atividade da empresa, é possível desenvolver campanhas específicas, protegendo os funcionários contra a exposição a microrganismos comuns no seu ambiente profissional.

Colaboradores de empresas que atuam no ramo de saúde, por exemplo, que têm contato permanente com enfermos, estão mais sujeitos a serem infectados por determinadas doenças, como a gripe e a hepatite. Nesse contexto, realizar campanhas de vacinação específicas para combater os transmissores pode ampliar as defesas de toda a equipe.

Estímulo ao cuidado

Outro efeito das ações de vacinação nas empresas é incentivar os colaboradores a cuidar de sua saúde. Embora o Brasil tenha uma boa cobertura de vacinação em seu sistema de saúde, adultos em idade produtiva representam o perfil com menor aderência a ela.

Isso porque se estabeleceu a crença de que idosos e crianças, por serem mais vulneráveis às doenças infectocontagiosas, são o público a quem as vacinas estão destinadas. A baixa adesão entre os adultos reflete-se na maior exposição e contágio de doenças, com prejuízos econômicos pela perda temporária de mão de obra.

Perfil dos colaboradores

Outro fator que reforça a necessidade de as empresas investirem em campanhas de vacinação para proteger os seus colaboradores diz respeito à mudança no perfil desta força de trabalho.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em onze anos (entre 2003 e 2014), a participação de pessoas com mais de 50 anos na população economicamente ativa no país subiu de 16,7% para 34,1%. Trata-se de uma faixa etária mais vulnerável a doenças infectocontagiosas, como a gripe e a pneumonia.

Assim, cresceu também o risco de absenteísmo e queda de produtividade nas empresas por problemas de saúde, com o agravante de que o tempo de recuperação, nessa faixa etária, é maior que nos mais jovens.

Mais saúde, mais produtividade

Embora seja uma obrigação legal de todo o empregador manter uma estrutura de cuidados com a saúde e a segurança do trabalho para os seus colaboradores, esse não deve ser o único incentivo para as empresas.

Com mais qualidade de vida, o nível de produtividade será superior, resultando no melhor desempenho da mão de obra. E uma campanha de vacinação na empresa é uma excelente ação para atingir esse objetivo.

Acho este conteúdo interessante? Gostaria de entender também o que é o Atestado de Saúde Ocupacional, o ASO? Então baixe o nosso e-book e confira!

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!