Tudo o que você precisa saber sobre audiometria

Tudo o que você precisa saber sobre audiometria

A audiometria é um exame para avaliar como está a capacidade auditiva e de detectar sons de uma pessoa. Por meio dela é possível perceber alterações, perda ou redução da audição, além de problemas com o tímpano e infecções.

Há casos em que mesmo com o resultado da audiometria é necessário outros exames complementares para chegar a um diagnóstico mais preciso, sendo necessária até mesmo a tomografia do crânio.

Quais são os tipos de audiometria?

Os pacientes são submetidos a dois tipos de exame de audiometria:

Audiometria tonal

Feita para avaliar como o paciente responde a sons, que serão emitidos nas mais diferentes frequências. O objetivo é detectar qual é o grau da perda auditiva que está acontecendo. Nesse caso, o resultado dependerá da resposta do pacientes aos estímulos gerados pelo examinador.

Audiometria vocal

Já para esse exame será avaliada a capacidade que a pessoa tem para compreender a fala humana. Ela deverá demonstrar como é sua percepção e o quanto compreende do que outra pessoa está falando.

Como é feita a audiometria?

Primeiramente, é importante saber que os profissionais habilitados a fazer o exame são o fonoaudiólogo e o otorrinolaringologista, pois conseguirão avaliar de forma adequada o exame.

A audiometria é um exame bastante simples, indolor, que não requer preparações específicas anteriores e nem suspensão de medicações. A única indicação é não se expor a ruídos intensos por até 14 horas antes da realização da avaliação, por exemplo, som alto, festas, shows e até mesmo maquinas muito ruidosas.

Para realizar o exame, o paciente entrará em uma cabine com proteção acústica contra sons externos e equipada por um aparelho chamado audiômetro e com uma parede de vidro, na qual poderá ver o profissional que está o examinando. É feito o uso de fones de ouvidos, que estão acoplados a um pequeno microfone.

O exame correrá no mais absoluto silêncio, tendo apenas intervenções do examinador com o paciente, que deverá responder com gestos, que foram previamente combinados, por exemplo, acenando com a cabeça.

Em determinado momento, o paciente deverá repetir palavras ditas pelo profissional, para que ele possa avaliar a sua compreensão. A pessoa que está sendo examinada deverá ter participação bem ativa no decorrer do processo.

Quais são os resultados possíveis da audiometria?

Terminado o exame, os resultados dos testes são expostos em um gráfico chamado audiograma, no qual constarão as respostas do paciente aos variados sons que foi submetido. A medida é apresentada em decibéis, em uma escala que varia de 0 a 120.

Confira abaixo as escala em decibéis abaixo e possíveis resultados:

  • Abaixo de 25 – audição normal
  • De 26 a 40 – considerada perda auditiva leve
  • De 41 a 55 – já é uma perda auditiva moderada
  • De 56 a 70 – perda auditiva moderadamente severa
  • De 71 a 90 – é um caso de perda severa
  • Acima de 90 –  trata-se de perda profunda da audição

Para quem é recomendada a audiometria?

A audiometria é um exame fundamental para quem tem algo tipo de perda ou desconforto na audição e inclusive se houver outros casos na família.

Em empresas na qual as atividades são exercidas em ambiente extremamente ruidoso, a audiometria é considerada um exame ocupacional, da medicina no trabalho, portanto obrigatória por lei.

É de responsabilidade da empresa promover o acesso a esse tipo de exame e também fornecer equipamentos objetivando a prevenção da saúde auditiva dos funcionários, como por exemplo, protetor auricular.

A saúde auditiva é muito importante, portanto, não se deve negligenciar exames como a audiometria e demais cuidados. Para conhecer mais sobre equipamentos de proteção no trabalho, confira o artigo especial sobre o tema.

banner_ebook_1

 

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!