Segurança no trabalho: conheça 6 treinamentos que você pode oferecer a seus funcionários

Segurança no trabalho: conheça 6 treinamentos que você pode oferecer a seus funcionários

Investir em treinamento no local de trabalho é dinheiro muito bem gasto. Ainda mais quando diz respeito à segurança no trabalho. Os empregadores com programas de segurança bem definidos e treinamentos constantes conseguem reter funcionários e aumentar a produtividade. Só que não basta a empresa ter um plano no papel, é preciso envolver todos na empresa. Como? Promovendo treinamentos. Vamos mostrar aqui 6 deles.

Treinamento de conscientização

O ambiente de trabalho é seguro, mas ainda assim alguns problemas aparecem? Pode ser que os funcionários não estejam conscientes de seguir todo o processo. A formação é o caminho mais eficaz para resolver o problema. É preciso conscientizar os funcionários sobre os benefícios de seguir todas as regras de segurança. Palestras motivacionais são importantes para mostrar aos colaboradores os procedimentos adequados ou uso de equipamentos da maneira correta.

Treinamento de integração

Um novo funcionário chegou à empresa? Hora de treiná-lo para se adaptar à rotina empresarial. Isso se chama treinamento de integração que vai adaptar os novatos de acordo com as regras da empresa. Lembre-se de que em alguns setores como construção civil esse procedimento é obrigatório. O que esse treinamento trará? Informações sobre o ambiente, as condições de trabalho, os riscos que estão ligados à função. Também vai explicar como usar os equipamentos da melhor forma e como evitar os acidentes de trabalho. É uma formação ampla indispensável para a integração do novo funcionário ao padrão da empresa.

Análise de riscos

Tem como finalidade a antecipação aos problemas. Em quais áreas da empresa os erros estão mais comuns? Que medidas tomar para evitar problemas? O conteúdo deve apresentar e ensinar técnicas de análise de riscos e prevenção de acidentes. Afinal, conhecendo os riscos de cada processo vai ser possível mapear as prioridades, intensificar ações em determinados setores e direcionar os investimentos para onde realmente é necessário.

Segurança online

Hoje em dia, com a enorme automação dentro das empresas, a informática ganhou destaque especial. E muitas vezes o sistema da empresa corre risco não é por falta de programas de proteção, como antivírus ou firewalls, mas sim por uma manipulação equivocada das ferramentas pelos usuários. É preciso treiná-los para que saibam usar a informática a seu favor e evitem operações que coloquem em risco os computadores ou informações da empresa.

Cultura preventiva

Mais do que apenas ter tudo em dia e de acordo com a legislação, é preciso que as empresas invistam pesado na prevenção dos acidentes. A anáise de riscos vai ajudar, mas o que vai tornar a estratégia eficaz é a disseminação da cultura preventiva na empresa. Todos os funcionários devem estar envolvidos em evitar que os problemas aconteçam. Esse treinamento vai ajudar técnicos do trabalho a manterem os empregados conscientes da importância de seguir as normas e procedimentos. Também vão aprender a dar palestras, fazer campanhas e reuniões para disseminar o assunto.

Ergonomia no trabalho

Esse será um treinamento capaz de conscientizar os colaboradores sobre a importância de manter uma postura física correta em relação aos equipamentos, sejam eles máquinas, computadores ou a própria cadeira. É uma maneira de evitar os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORTs) ou Lesão por Esforço Repetitivo (LER). Geralmente este treinamento é feito com palestras e cursos que ensinam os funcionários a identificar o problema e dá o caminho das pedras para a prevenção.

E por fim não esqueça de que todo programa de treinamento deve ter uma avaliação crítica para saber se deu resultado e o que pode melhorar.

Na sua empresa, vocês costumam fazer algum desses treinamentos? Como foi a experiência? Os funcionários aderiram? Caso tenha dúvidas sobre o assunto, deixe um comentário, estamos à disposição para ajudar!

banner_ebook_1

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

3 comentários em “Segurança no trabalho: conheça 6 treinamentos que você pode oferecer a seus funcionários”

  1. Ricardo disse:

    Muito legal artigo. Acho que mereceria ser compartilhado.

  2. Pamela disse:

    Adorei a matéria… Estou fazendo meu TCC sobre este assunto..

  3. SHEILA disse:

    Adorei a matéria, pois meu base para meu trabalho de avaliação na faculdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!