Qualidade de vida: uma excelente motivação para seus colaboradores

Alguns empreendedores não dão a devida atenção aos ambientes de trabalho que promovem em sua empresa. Em alguns casos, mesmo expondo suas equipes a situações extremamente estressantes, ou potencialmente negativas à saúde e à segurança laborais, exigem que seus colaboradores tenham uma alta produtividade – o que raramente é conseguido, nessas condições. Contudo, cada dia é mais recomendado que a qualidade de vida, a motivação e o bom rendimento andem juntos. Mas como será que todos esses fatores podem contribuir para a melhoria de sua empresa? Entenda agora no nosso post:

O que é motivação

Quando se leva em conta a atividade laborativa, a motivação pode ser considerada como um conjunto de elementos internos e externos, tanto de ordem emocional quanto física, que contribuem para um resultado exigido, tendo em vista que despertam a vontade e o interesse de uma determinada pessoa em realizar uma tarefa, iniciativa ou ocupação.

É claro que os mecanismos que incrementam a motivação variam de indivíduo para indivíduo, o que exige diferentes estratégias de gestão para cada tipo de pessoa e equipes. Mas o pior de tudo é que ela não pode ser transmitida de uma pessoa à outra. Nesse sentido, alguém que já se encontra motivado dificilmente vai conseguir motivar os outros ao redor com muita desenvoltura. A boa notícia é que existem fatores que podem promover a motivação de todos ao mesmo tempo em uma organização.

Os fatores internos

As pessoas podem desenvolver um esforço bastante grande para cumprir as tarefas que têm a fazer, mesmo que os ambientes laborais não sejam tão adequados para seu desempenho. Elas podem ser motivadas pelos artifícios afetivos ou que dizem respeito ao conteúdo do trabalho, como a sensação de crescimento individual de aprendizado ou de reconhecimento pelo que faz.

É importante manter os grandes talentos

Mas neste caso, ainda que encontre certa satisfação por fazer aquilo que tenha estudado ou se planejado para fazer profissionalmente, a pessoa pode apenas usar sua empresa de passagem, para compor currículo, caso o ambiente de trabalho seja desgastante e ruim para sua saúde física e mental. Rapidamente, ele poderá ir para outra corporação, e você perderá um talento! Por isso, é extremamente importante cuidar da qualidade do ambiente de trabalho da sua empresa para não perder grandes talentos.

Manter um bom ambiente de trabalho é fundamental

Existem ainda componentes que são relacionadas ao contexto de trabalho, ou melhor, têm a ver com o ambiente de trabalho que você proporciona. Isso envolve uma gama diversa de elementos que abrangem, por exemplo, os ganhos salariais que os colaboradores podem alcançar, seus benefícios sociais, mas, sobretudo, as condições físicas e ambientais de onde se labora.

Promova a segurança e a saúde dos seus colaboradores

E nesse conjunto, dependendo da sua atividade, fazem parte engenhos que garantam a saúde física dos trabalhadores, como o uso de Equipamentos de Proteção Individuais. Quando necessários, ambientes higienicamente tratados, banheiros limpos, mesas de trabalho que sejam organizadas, e tudo o mais que possa favorecer seu resguardo.

Não se esqueça de zelar por um bom ambiente de trabalho

A promoção da boa relação entre os funcionários, a interatividade com o patrão, o respeito por valores e crenças pessoais e outras normas de convivência e educação também vão criar uma base psicológica harmônica para que todos se sintam bem, valorizados e queridos.

Desenvolva a qualidade de vida e motive as pessoas

Empregar mecanismos de coerção para tentar acelerar a motivação dos funcionários, mesmo que seja uma inciativa corriqueira entre alguns gestores, é um dos maiores erros corporativos. Além disso, só tem resultados momentâneos, visto que contribui para a diminuição da qualidade de vida das pessoas.

Exceder-se nas repreensões, conferir metas humanamente impossíveis, instituir retrabalhos ou tarefas desgastantes rotineiramente, propor jornadas de trabalho prolongadas ou desamparar sua empresa de padrões que amparem a saúde e a segurança só vai gerar mais sofrimentos, desarmonia e doenças ocupacionais.

Ao garantir um ambiente saudável e agradável de trabalho para a sua equipe você terá caminhado alguns passos para conquistar o seu time. Aproveite as nossas dicas e invista no seu mais importante capital: o humano. Como você tem estimulado a qualidade de vida nos espaços de sua empresa? Conte para a gente nos comentários.

banner_ebook_2

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

2 comentários em “Qualidade de vida: uma excelente motivação para seus colaboradores”

  1. Maria Áurea Cardoso disse:

    Gostei muito, vejo que é muito importante aprofundar nas leituras a respeito.

  2. maria aparecida dias dos santos disse:

    Gostei bastante excelente e norteadora leitura para gerar estímulo e motivação aos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!