Os 8 benefícios da ginástica laboral no ambiente de trabalho

Os 8 benefícios da ginástica laboral no ambiente de trabalho

A ginástica laboral envolve uma série de exercícios de alongamento realizados durante a jornada de trabalho para melhorar a saúde do trabalhador. Os exercícios tanto promovem maior flexibilidade e mobilidade quanto previnem as lesões provocadas pela ergonomia do ambiente de trabalho.

Embora a técnica exista informalmente há mais de cem anos, muitos ainda desconhecem quais os benefícios trazidos pela ginástica laboral, que atingem tanto o trabalhador quanto o empregador. Aprenda, a seguir, quais são as vantagens dessa atividade:

Prevenção de doenças ocupacionais

Diversas profissões estão associadas a doenças osteomusculares. Seja devido à postura que exigem do trabalhador ou à repetição de um mesmo movimento durante horas, com o passar dos anos, o acúmulo dessas lesões provoca os denominados Distúrbios Ostemusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). A ginástica laboral, ao dar ao trabalhador um tempo de pausa do trabalho, com mobilidade e exercícios de flexibilidade, ajuda a prevenir essas lesões.

Redução do sedentarismo

A ginástica estimula o trabalhador a se movimentar, impedindo que passe muitas horas seguidas numa mesma posição. A maioria dos funcionários em escritórios passam a maior parte do tempo no ambiente de trabalho sentados, o que traz prejuízos à saúde com o aumento do risco de desenvolvimento de diabetes ou infartos e redução da expectativa de vida. Os alongamentos da ginástica laboral, embora de curta duração, são suficientes para reduzir esses riscos já que promovem adaptações fisiológicas de aumento da circulação sanguínea, maior nutrição tecidual e movimentação da musculatura.

Melhora do condicionamento físico

Apesar de simples, os alongamentos são planejados para cada trabalhador de modo a atuar sobre a musculatura, os tendões e as articulações mais susceptíveis a lesão de acordo com sua função. Dessa forma, os exercícios agem aumentando a amplitude do movimento das articulações, a força muscular e tornando o trabalhador mais flexível e mais resistente aos movimentos e às posturas do trabalho.

Reduz a fadiga

As pausas promovidas pela ginástica laboral, além de ajudarem a combater a fadiga corporal, relaxando a musculatura, promovem a redução da fadiga visual, provocada pelo uso constante de computadores, e da fadiga mental, oferecendo um escape às horas seguidas de trabalho intenso.

Combate tensões emocionais

Além dos alongamentos, a ginástica laboral utiliza de jogos cooperativos e dinâmicas para criar um ambiente descontraído que facilita a comunicação entre os funcionários, reduzindo o estresse e favorecendo as relações interpessoais. O sentimento de trabalho em equipe é promovido, criando um ambiente mais agradável e favorável à produtividade.

Melhora auto-estima

Os exercícios ajudam no desenvolvimento de uma maior consciência corporal, na compreensão do funcionamento do próprio corpo e na determinação de seus limites e de suas capacidades físicas. Além disso, oferece um estímulo para discussões relacionadas à promoção de saúde, como uma alimentação adequada e a importância do exercício físico no dia a dia.

Aumenta a produtividade

Um funcionário mais descansado física e emocionalmente será capaz de realizar melhor seu trabalho. As pausas promovidas pela ginástica laboral aumentam a disposição e a eficiência do trabalhador, otimizando sua produtividade e beneficiando toda a empresa.

Diminui os afastamentos médicos

O maior bem-estar dos funcionários previne acidentes de trabalho, absenteísmos e afastamentos por doenças ocupacionais. Se o trabalhador não está doente, consegue trabalhar mais e melhor, aumentando sua eficiência e postergando a aposentadoria, o que beneficia tanto o empregado quanto o empregador.

Devido à sua baixa intensidade, a ginástica laboral não chega a sobrecarregar o trabalhador, não havendo qualquer contraindicação. Os benefícios são amplos e cobrem tanto a saúde dos funcionários quanto a produtividade, beneficiando também a empresa a curto prazo e a longo prazo.

O que você pensa sobre a ginástica laboral? Já ouviu falar de alguma empresa que oferece essa atividade aos seus funcionários? Compartilhe conosco nos comentários!

banner_ebook_4

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!