Medicina do trabalho: como afeta os lucros da empresa?

Medicina do trabalho: como afeta os lucros da empresa?

A medicina do trabalho é uma área especializada em integrar o contato entre o meio de trabalho e a saúde dos funcionários. Comumente conhecida como medicina ocupacional, ela atua no tratamento e na prevenção de doenças ou de ferimentos que ocorram exclusivamente no local de trabalho.

Entenda, neste post, como a medicina do trabalho afeta os lucros da sua empresa de forma positiva.

Aumenta a produtividade

Uma corporação que disponibiliza programas de promoção da saúde demonstra comprometimento com seus colaboradores. Ações bem-sucedidas de medicina do trabalho deixam transparecer a preocupação com o bem-estar do funcionário, que é o recurso mais valioso de uma empresa. Ao sentir-se protegido e cuidado pelo empregador, o profissional se torna mais motivado.

Além disso, o acompanhamento periódico da saúde faz com que a equipe de medicina ocupacional realize diagnósticos precoces, evitando doenças graves e o possível afastamento de pessoal. Ou seja, os impactos positivos desse investimento afetam tanto a empresa quanto o funcionário.

Assim, a organização se beneficia com a sustentabilidade de seu empreendimento, pois, ao manter os colaboradores com saúde, automaticamente diminui a incidência de absenteísmo, eleva a produtividade e preserva os talentos.

Reduz despesas trabalhistas

Os processos trabalhistas são um dos principais problemas enfrentados por gestores ou donos de empresas — principalmente por causa de acidentes dentro da organização. Por esse motivo, implementar uma política de segurança no ambiente organizacional evita muitos transtornos jurídicos. Afinal, quando a companhia não se preocupa com a saúde do funcionário, ocorrem inúmeros afastamentos por estresse, doenças ocupacionais, depressão ou por acidentes como cortes, lesões e quedas.

Ao cumprir a legislação, oferecendo cursos, treinamentos e equipamentos de segurança, haverá uma redução significativa nas perdas financeiras referentes às indenizações solicitadas após os incidentes. Ou seja, os investimentos em segurança e medicina do trabalho são muito importantes e significam retornos em curto, médio e longo prazos, pois eliminam gastos consideráveis.

Gera diferenciais competitivos

Se a sua empresa preza pela saúde e pelo bem-estar dos seus colaboradores, ela certamente conseguirá um lugar de destaque perante a concorrência. Portanto, saiba que corporações que demonstram esse tipo de zelo geralmente são cobiçadas por bons profissionais, o que faz com você consiga aperfeiçoar o quadro de funcionários e a imagem da empresa.

Tendo pessoal capacitado e envolvidos em cursos de qualificação, o sucesso da empresa se torna uma realidade, pois a organização funcionará com mais qualidade e empenho — e tudo isso reflete nos produtos e na satisfação positiva dos clientes.

Permite acompanhar a saúde dos colaboradores

Se você investir na contratação de uma empresa especializada em medicina ocupacional, é possível promover procedimentos focados na orientação de colaboradores em relação aos cuidados com a saúde no exercício de suas funções. Além disso, é possível contar com avaliações periódicas, atestados de profissionais capacitados, exames, palestras e ginástica laboral, tornando o ambiente organizacional mais agradável e positivo.

Esperamos que as informações abordadas neste post possam ter lhe ajudado a compreender por que a medicina do trabalho afeta de forma positiva os lucros do seu negócio. Ao implantá-la você certamente obterá excelentes resultados internos e, ao mesmo tempo, todo esse processo aumentará a credibilidade corporativa perante os funcionários e a sociedade.

E então, o que achou das nossas dicas? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

3 comentários em “Medicina do trabalho: como afeta os lucros da empresa?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!