Gestão de pessoas: aprenda a estimular ações de bem-estar

Gestão de pessoas: aprenda a estimular ações de bem-estar

Investir em ações de bem-estar é um ponto estratégico para a gestão de pessoas. A qualidade do ambiente garante um melhor clima de trabalho, reduzindo o estresse e o número de conflitos interpessoais. Assim, a sinergia de toda a equipe é otimizada.

A empresa também é beneficiada. De acordo com pesquisa da Sodexo, companhias que investem na qualidade de vida são, em média, 70% mais rentáveis e 86% mais produtivas. Isso contribui para deixar o negócio um passo à frente da concorrência.

Pensando em tudo isso, separamos algumas dicas de ações de bem-estar capazes de melhorar o ambiente de trabalho, além de motivar a equipe na busca por resultados ainda melhores. Continue a leitura deste post e fique por dentro do assunto!

Melhore o próprio ambiente de trabalho

O local de trabalho é onde os profissionais passam grande parte dos seus dias, um verdadeiro segundo lar. Por isso, é preciso saber como melhorá-lo, garantindo que o ambiente proporcione bem-estar às equipes. Caso contrário, dificilmente você conseguirá manter os profissionais motivados.

Nesse processo, é indispensável fazer a medição de ruídos, poeira, umidade e outros elementos que possam prejudicar os trabalhadores. Após identificar as fraquezas, faz-se necessário implementar programas de prevenção de riscos ambientais com a ajuda de especialistas.

Facilite a comunicação interna

A comunicação dentro da empresa é crucial para manter os colaboradores informados e alinhados, criando um clima de transparência e credibilidade, mas nem sempre é fácil melhorar a interlocução dentro da empresa, pois há diversos ruídos que prejudicam sua eficácia.

Para facilitar a comunicação, primeiramente é importante engajar cada um dos líderes nesse sentido. Eles devem se comprometer em cascatear as informações importantes. Depois, é necessário implementar canais adequados para o diálogo, como a intranet ou sistemas especializados.

Estimule a prática de atividades saudáveis

Outra ação de bem-estar é estimular os profissionais a realizarem exercícios físicos, fazerem pequenos intervalos para alongamento e se alimentarem de modo mais saudável. Desse modo, é possível eliminar o estresse e otimizar a assiduidade dos colaboradores.

Nesse quesito, algumas empresas incentivam seus profissionais a irem de bicicleta ao trabalho. Em outras, há parcerias com academias de ginástica e clubes de esporte. No caso da alimentação saudável, é possível criar um cardápio especial para aqueles que almoçam na empresa.

Equilibre o tempo dentro da empresa

Por melhor que seja o ambiente de trabalho, não faz bem para ninguém passar muitas horas sem descansar. Por essa razão, é importante que a empresa tenha regras claras quanto ao número de horas extras, evitando que os profissionais passem do ponto.

Outra possibilidade é adotar o modelo de banco de horas, em que os trabalhadores podem utilizar o tempo excedente para viajar com a familiar ou resolver problemas particulares. Assim, os profissionais conseguirão equilibrar com eficácia o tempo dentro e fora da empresa.

Agora que você está por dentro do assunto, utilize nossas dicas para estimular ações de bem-estar, garantindo que cada um dos profissionais fique mais alinhado, motivado e comprometido com os resultados. No final, todo o empreendimento será beneficiado!

Gostou do conteúdo? Então confira 4 atividades de bem-estar corporativo para implementar hoje mesmo. Vamos lá!

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!