Gestão de pessoas: 4 erros que você não pode cometer jamais

Gestão de pessoas: 4 erros que você não pode cometer jamais

A gestão de pessoas é uma estratégia indispensável para o crescimento e continuidade de qualquer empresa. Quando bem executada, a prática garante profissionais motivados, equipes de alta performance e, consequentemente, um empreendimento bem estruturado.

Mas para fazer um bom trabalho, também é preciso conhecer os erros que interferem negativamente nos resultados, tornando o negócio menos competitivo. É possível destacar desde falhas na comunicação interna até o não investimento em programas de segurança e saúde no ambiente de trabalho.

Esse post foi pensado como um guia especial para você. Continue a leitura e entenda quais são os 4 principais erros na gestão de pessoas e como evitá-los!

1. Falhas na comunicação interna

É possível classificar como comunicação interna qualquer troca de informações entre indivíduos dentro da empresa. O problema é que, quando essa atividade não é planejada, as informações importantes não alcançam seu potencial, dando lugar a conversas paralelas.

Segundo Peter Drucker, guru da administração, mais de 60% dos conflitos e problemas de uma empresa acontecem pela falta de comunicação. Para eliminar esse problema, é preciso garantir que cada líder da empresa se comprometa em melhorar sua comunicação com a equipe.

Depois, é necessário implementar novos canais de comunicação, tais como: murais de recado, aplicativos mobile e intranet.

2. Recrutamento e seleção sem critérios

O recrutamento e seleção é um importante processo, assegurando a aquisição de profissionais competentes e com aderência à cultura organizacional. Porém, quando mal conduzido, pode otimizar a rotatividade de profissionais e acentuar os gastos da companhia.

Para garantir bons resultados, é preciso ter critérios claros para a seleção. Defina de forma específica os conhecimentos, habilidades e atitudes que o cargo em aberto demanda. Depois, realize todo o processo de seleção (entrevistas, provas, dinâmicas, testes, etc.) levando essas competências em consideração.

3. Não investir no bem-estar dos trabalhadores

Considerado um custo desnecessário por muitos gestores, a qualidade de vida no ambiente de trabalho pode potencializar os resultados da empresa. De acordo com pesquisa, empresas que investem no assunto são 70% mais rentáveis e até 86% mais produtivas.

Para tanto, é necessário investir em ações que assegurem a saúde e segurança dos profissionais. É possível destacar: treinamentos de segurança, integração e uso de EPIs, laudos sobre as condições do ambiente de trabalho, eliminação de ruídos e qualquer outro aspecto que influencie negativamente a qualidade de vida dentro da empresa.

4. Deixar de reconhecer e recompensar

Muitas empresas definem metas desafiadoras e cobram continuamente os resultados, mas deixam de reconhecer e recompensar os colaboradores pelas conquistas. Esse é um grande erro, que pode prejudicar a motivação e o comprometimento dos profissionais.

Então, primeiro, é preciso reconhecer todo trabalho bem executado. Elogie o profissional, mostre que está observando o que ele faz de positivo pela empresa. Depois, é preciso recompensar pelas conquistas. Equilibre as recompensas financeiras e não financeiras, garantindo que estejam sempre dentro do orçamento empresarial.

Veja: esses são alguns dos maiores erros cometidos. Quando uma empresa ou profissional de RH insiste em cometê-los, é provável que percorra um breve caminho para o insucesso.

E você, já está pronto para evitar esses erros na gestão de pessoas? Então compartilhe esse post nas suas redes sociais e ajude os amigos gestores e ficar por dentro do assunto!

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!