Escadas no ambiente de trabalho: 6 dicas para prevenir acidentes

Escadas no ambiente de trabalho: 6 dicas para prevenir acidentes

A utilização de escadas pode representar um fator de risco para os colaboradores de uma empresa. Quer sejam móveis e utilizadas pontualmente para realizar tarefas ou façam parte da estrutura física do local, aplicar as normas e orientar sua utilização é fundamental para prevenir acidentes no ambiente de trabalho.

Quer saber quais são esses cuidados? Confira 6 dicas práticas que vão ajudar a sua empresa a prevenir acidentes em escadas e evitar lesões causadas por má utilização de ferramentas:

Como prevenir acidentes com escadas no ambiente de trabalho

1. Utilize as escadas adequadas para cada espécie de tarefa

É fundamental utilizar a escada apropriada para o funcionário alcançar os itens ou local necessário. Esse equipamento jamais deve ser improvisado ou substituído por um item mais curto ou muito longo para a finalidade que será utilizada.

Caso seja preciso utilizar escadas móveis com muita frequência em um único local, estude a viabilidade de construir uma escada ou rampa para atender essa necessidade específica e evitar acidentes de trabalho.

2. Inspecione e realize a manutenção dos equipamentos

Tanto escadas móveis quanto fixas devem ser inspecionadas periodicamente e mantidas em boas condições de segurança. É preciso analisar a presença de ferrugem, trincas, partes quebradas ou corrimão enfraquecido.

3. Sinalize as escadas

Muitas pessoas caem das escadas porque não calcularam a distância certa entre os degraus. Para evitar esse problema, elas devem ser muito bem sinalizadas e, além disso, seus limites devem ser bem visíveis.

O contorno dos degraus deve ser destacado através de iluminação ou tinta. Uma boa alternativa é pintar uma faixa brilhante ao longo de cada degrau para delimitá-lo claramente.

Porém, nos outros espaços é importante utilizar tinta fosca, que pode prejudicar a capacidade do usuário para calcular a distância do degrau. Outro ponto importante é manter a escada iluminada.

Vale lembrar que a fiscalização dos bombeiros e do Ministério do Trabalho leva em conta a sinalização de segurança das escadas, que deve se adequar às normas.

4. Garanta o desimpedimento

Em qualquer lugar, as escadas devem estar sempre desimpedidas. Elas não devem ser utilizadas como depósito de caixas, equipamentos e objetos que possam prejudicar a segurança de quem circula e provocar acidentes.

Oriente os funcionários para que também não deixem objetos nas escadas. Caso algum objeto caia, devem ser orientados a retirá-lo imediatamente do local. Um simples papel ou plástico são suficientes para provocar um escorregão e ocasionar uma queda que pode ter consequências graves.

5. Siga as normas

A norma NBR 9050 estabelece as condições para a mobilidade e sinalização em construções, incluindo as escadas construídas no local.

Vale ressaltar que essa norma leva em consideração as necessidades de grupos específicos que, devido à presença de deficiências, precisam de recursos técnicos visuais, táteis e sonoros para utilizar locais coletivos com segurança.

Essa norma estabelece a utilização de um contraste mínimo de 30 pontos de luminância para a sinalização de planos diferentes, com o objetivo de acentuar a percepção do desnível.

A NBR 9050 prevê ainda uma sinalização intermitente, que gera a percepção de uma linha pontilhada que sinaliza as diferenças de níveis dos degraus.

O objetivo dessa intermitência é auxiliar as pessoas de baixa visão que, ao observarem uma escada com linhas contínuas podem não perceber os degraus, podendo confundi-la até mesmo com uma rampa.

É muito importante conhecer os detalhes dessa norma e aplicá-las no ambiente de trabalho. Essa medida pode evitar acidentes, lesões ao trabalhador e problemas para a empresa.

6. Consulte especialistas

Além das normas gerais, existem regulamentações específicas para cada setor. Portanto, a melhor forma de se certificar que elas são cumpridas é contar com empresas especializadas empresas especializadas em segurança do trabalho para avaliar e apontar melhorias que devem ser realizadas.

Seguindo as normas, implantando medidas de segurança e com orientação constante é possível prevenir acidentes no ambiente de trabalho, mesmo quando os colaboradores precisam utilizar escadas para a realização de tarefas.

Gostou desse post? Quer ter acesso a outras informações para garantir a segurança dos seus funcionários? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe todas as novidades do nosso blog e muito mais!

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!