Entenda como ações de medicina do trabalho podem aumentar as vendas

Entenda como ações de medicina do trabalho podem aumentar as vendas

Uma equipe de vendas saudável e motivada é essencial para o crescimento de qualquer empresa. As vantagens são significativas e podem ser aferidas nos principais indicadores utilizados.

Os cuidados promovidos pela medicina do trabalho a partir do ambiente laboral são de grande valia para a obtenção de resultados dessa natureza. Cuidar dos trabalhadores e acompanhar o seu estado de saúde produz reflexos diretos no desempenho da equipe.

Acompanhe este post e entenda como a medicina do trabalho pode ajudar nas vendas e no crescimento da empresa:

1. Redução do absenteísmo

As iniciativas da medicina do trabalho fazem uso de exames de admissão e de exames periódicos, assim como podem avaliar qualquer demanda existente. Desse modo, é possível acompanhar o estado de saúde dos trabalhadores e tomar medidas pertinentes no momento devido, evitando qualquer agravamento.

Esses cuidados anteriores possibilitam o atendimento às necessidades imediatas antes que se tornem mais graves e se constituam em motivos de faltas ou de afastamento mais prolongado. Assim, a abordagem preventiva no âmbito da saúde é capaz de reduzir significativamente o absenteísmo nas empresas.

2. Motivação para o trabalho

Os cuidados com a saúde e a qualidade de vida dos seus colaboradores faz com que a empresa disponha de trabalhadores mais motivados. Essa resposta é resultado tanto do bem-estar natural da condição de saúde como da sensação de segurança com relação às doenças mais comuns.

Uma equipe com menos preocupação e mais motivada para o trabalho é meio caminho andado no sentido da melhoria de desempenho, de eficiência e de resultados nas vendas.

3. Demonstração de comprometimento com a equipe

Uma empresa que realmente cuida da saúde de seus colaboradores dá demonstrações efetivas de comprometimento com seu pessoal. Além de fortalecer as relações internas, esse comportamento reflete maior credibilidade da organização.

As iniciativas de gestão para a promoção da eficiência e do crescimento nos resultados são facilitadas pela reciprocidade gerada. Isso significa que fica mais fácil obter respostas positivas junto aos funcionários para gerar, por exemplo, um novo plano de vendas.

4. Diferencial no marketing

Os investimentos que uma empresa faz na saúde de seus trabalhadores por meio das ações da medicina do trabalho produzem um incremento no marketing institucional. Assim, esse diferencial competitivo passa a compor uma parte do cumprimento de sua responsabilidade social.

Empresas que apostam em qualidade de vida são bem vistas pelo mercado, assim como aquelas que investem no meio ambiente.

5. Atração e fidelização de talentos

Um dos aspectos mais importantes referidos por trabalhadores nos mais diversos segmentos é a condição de saúde no trabalho. Nesse sentido, uma boa gestão da qualidade de vida no ambiente laboral pode amenizar a maior das preocupações, que é o estado de saúde.

Quando a empresa demonstra uma efetiva atuação da medicina do trabalho no cuidado de seus colaboradores, ela passa a constituir um dos fatores de fidelização do trabalhador. A perda de talentos por descuido com a saúde apresenta custos muito elevados para qualquer empresa, e é através dos cuidados que ela implementa junto aos trabalhadores que a medicina do trabalho pode ajudar nas vendas e no crescimento de um negócio.

E você, já teve alguma experiência auxiliada pela medicina do trabalho em sua atividade laboral? Conte sua experiência pra gente aqui nos comentários!

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!