Doenças da visão: 4 dicas para manter seus colaboradores saudáveis

Doenças da visão: 4 dicas para manter seus colaboradores saudáveis

Trabalhar durante várias horas em uma mesma atividade ou na mesma posição pode causar diversos tipos de problemas, inclusive doenças da visão.

Isso acontece porque os ambientes com iluminação inadequada podem causar danos físicos e psicológicos aos colaboradores, atuando também como um fator agravante para acidentes de trabalho.

Pensando em formas de prevenir o problema, listamos 4 abaixo dicas simples que vão ajudar você a manter seus colaboradores saudáveis. Confira:

1. Garanta a quantidade de luz ideal

É unânime entre os oftalmologistas que a iluminação de ambientes internos exerce grande influência sobre a saúde e o bem-estar dos trabalhadores.

Em locais muito escuros, eles precisam forçar os olhos, o que causa ressecamento, fadiga visual, irritação e até mesmo dor de cabeça. Da mesma forma, ambientes iluminados demais prejudicam a lubrificação dos olhos e causam desconforto.

Por isso, é importante que as empresas adotem projetos de iluminação adequados para cada tipo de atividade, tentando aproveitar ao máximo a iluminação natural.

Quem regulamenta a área é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que determina a quantidade mínima de luz necessária em ambientes internos para fins comerciais, industriais, de ensino, prática de esportes, entre outros.

2.  Pense o ambiente de acordo com a posição das janelas e luminárias

Além da quantidade de luz, outro fator determinante para a saúde da visão é a maneira como ela incide no ambiente. Efeitos de ofuscamento ou contraste — como o reflexo de uma janela na tela do computador, por exemplo — são indesejáveis.

Assim, o projeto de iluminação do local deve levar em consideração a presença de luminárias e janelas, otimizando o uso da luz sem prejudicar a saúde do colaborador. Da mesma forma, é importante checar constantemente o funcionamento das lâmpadas, a fim de evitar a distribuição desigual da intensidade luminosa.

3. Ajuste a altura dos monitores para evitar doenças da visão e dores no corpo

Essa é uma dica simples, mas que faz muita diferença na qualidade de vida dos trabalhadores — em especial aqueles que passam várias horas em frente ao computador. O princípio é o de mover os olhos durante o uso do computador, e não a cabeça.

Para isso, o monitor deve ser ajustado de forma que os olhos estejam na altura da metade superior da tela, sem que seja necessário elevar ou abaixar o pescoço, que deve estar alinhado à coluna.

Assim, além de prevenir doenças da visão, o colaborador também evita dores nas costas — uma das principais causas de afastamento no trabalho —, nos ombros e no próprio pescoço.

4. Incentive pausas regulares para manter os colaboradores saudáveis

Mesmo seguindo todas as dicas anteriores, é normal que os olhos fiquem mais ressecados e irritados no final de um dia intenso de trabalho. Por isso, é importante garantir que os colaboradores sempre realizem pausas curtas durante o expediente, o que contribui não apenas para sua saúde, mas também gera maior concentração e rendimento.

Em alguns casos, é recomendado também o uso de colírio para aliviar a fadiga visual e lubrificar os olhos — sempre seguindo a recomendação de um oftalmologista.

Gostou do post? Conhece outras dicas para manter os colaboradores saudáveis e evitar doenças da visão? Deixe seu comentário aqui no post e conte pra gente as suas impressões sobre o assunto!

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!