Como reduzir o índice de absenteísmo na minha empresa?

Como reduzir o índice de absenteísmo na minha empresa?

Absenteísmo é a palavra que indica a situação em que o colaborador deveria estar no ambiente de trabalho, mas não está, seja por falta (justificada ou não) ou atraso. Além de trazer muitos problemas para a corporação, como redução da eficiência e produtividade, um elevado índice de absenteísmo pode ser indicador de que alguns processos da empresa estão deteriorados.

Está interessado em saber mais sobre o absenteísmo e entender o que fazer para reduzi-lo na corporação? Acompanhe o post e informe-se!

Que prejuízos um elevado índice de absenteísmo causa para a empresa?

Um elevado índice de absenteísmo traz muitos problemas como redução da produtividade, queda na qualidade do serviço, insatisfação do cliente e sobrecarga de tarefas para outros profissionais. Além disso, há comprometimento dos investimentos e rendimentos.

Quais são as principais causas do absenteísmo?

As ausências recorrentes no trabalho podem ocorrer por diversas razões. Um clima organizacional de alta pressão, rivalidade e muita competição entre os profissionais são motivadores do absenteísmo. Se organização não oferece perspectiva de crescimento, se há lideranças opressoras, metas inalcançáveis e exageradas, falta de feedback, problemas de comunicação, a tendência é de as faltas no trabalho começarem a aumentar.

Outra razão para o absenteísmo é a baixa qualidade de vida, com desrespeito aos horários de pausa, sobrecarga de tarefas e ambientes mal higienizados ou perigosos, que podem levar a adoecimentos. Além disso, atrasos muitas vezes podem ser ocasionados por dificuldades no transporte. Há também casos em que as faltas no trabalho podem ser ocasionadas por imaturidade ou pouco compromisso do profissional.

Como combater o absenteísmo?

É possível utilizar diversas estratégias para combater e evitar o absenteísmo. Confira:

  • Investir em pesquisas de opinião anônimas e discutir com o departamento de RH possíveis soluções para as questões encontradas.
  • Trabalhar para criar uma rotina saudável, com respeito aos horários de descanso e alimentação e momentos para a equipe descontrair. Se houver possibilidade, um investimento em ginástica laboral pode colaborar para a qualidade de vida dos profissionais.
  • Zelar pela segurança e higiene dos espaços de trabalho possibilita evitar problemas de saúde e acidentes.
  • Estimular uma cultura organizacional de união e cooperação.
  • Estar atento também aos líderes e gestores, verificando se são figuras que incentivam e auxiliam os colaboradores.
  • A gestão deve promover possibilidades de ascensão na carreira e investir no crescimento do trabalhador.
  • Caso o problema seja atrasos por causa do trânsito, analisar a possibilidade de contratação de transporte para sua equipe pode ser uma boa solução.
  • Se a questão for algum problema pessoal do profissional, como falta de engajamento e compromisso, é necessário um diálogo franco para tentar erradicar a situação.

Por que promover bem-estar na empresa pode auxiliar a reduzir o índice de absenteísmo?

Manter um ambiente de trabalho agradável, em um clima colaborativo e amigável é muito motivador para o time. Isso envolve também zelar pela saúde dos trabalhadores, tendo cuidados com o respeito às pausas, boa alimentação e criação de momentos de lazer e interação para equipe.

Oferecer treinamentos para os profissionais faz com que eles se sintam mais valorizados e tenham perspectiva de crescimento real na carreira, o que os dá mais motivação. Além disso, o aprendizado torna os colaboradores mais habilitados a construírem boas soluções, o que contribui para bons resultados na organização, satisfação da equipe e qualidade de vida. Essas medidas são muito importantes para manter os colaboradores engajados e reduzir o absenteísmo na corporação.

É preciso estar atento às questões motivadoras das faltas e realizar pesquisas para entender as dificuldades e construir soluções para a corporação.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre como combater o absenteísmo na empresa? Compartilhe com seus colegas de trabalho nas redes sociais!

banner_ebook_1

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!