Como as ações preventivas melhoram a qualidade de vida no trabalho?

Como as ações preventivas melhoram a qualidade de vida no trabalho?

Não é novidade para ninguém que a satisfação profissional está diretamente relacionada ao sucesso de uma empresa, não é mesmo? Para se ter uma ideia de como o ambiente de trabalho influencia na qualidade de vida do profissional, uma pesquisa realizada pelo especialista em Gestão de Saúde da Faculdade Getúlio Vargas, Eduardo Arantes, mostrou que o retorno sobre o investimento em empresas que possuem programas de bem-estar renderam 5 vezes mais!

Além disso, o ambiente de trabalho adequado ajuda na redução de acidentes e problemas mais graves, mostrando a relevância de ações preventivas para melhorar a qualidade de vida no trabalho.

Quer saber como isso pode ser feito? Então conheça agora algumas atitudes que ajudam a melhorar a qualidade de vida e reduzir os gastos com a saúde dos colaboradores!

Qual a importância em melhorar a qualidade de vida no trabalho?

A qualidade de vida no ambiente organizacional é extremamente relevante para o sucesso da empresa. Investir em programas desse tipo é uma atitude que traz um retorno financeiro lucrativo!

Por isso, é importante que os gestores desenvolvam ações preventivas com o intuito de criar um ambiente de trabalho motivador, mas sem deixar de considerar a segurança. Os retornos são positivos e ajudam a reduzir os gastos com a saúde dos colaboradores.

O que fazer para melhorar a qualidade de vida no trabalho?

Forneça feedbacks

Mesmo que muitas pessoas não sejam adeptas a críticas, os feedbacks servem como um guia para que o profissional saiba qual caminho está seguindo. Assim, ele terá um rumo para se orientar, tornando possível aliar o objetivo da empresa com o do funcionário, que retribuirá com mais produtividade e comprometimento.

Valorize os profissionais

Se o seu funcionário fez um trabalho de qualidade, não deixe de elogiá-lo! Isso o motivará a ser cada vez melhor, aumentando seu comprometimento com a empresa. Profissionais que são criticados, principalmente em público, tendem a ter um rendimento menor e maior absenteísmo. Por isso, jamais deixe de reconhecer um funcionário!

Ambiente de trabalho

Esse é um dos pontos mais importantes quando se diz respeito a qualidade de vida no trabalho. Propiciar um local com conforto, equipamentos e iluminação adequados, são fatores que promovem um local propício para que os funcionários possam trabalhar. Isso promove uma maior motivação profissional e aumento da produtividade, além de reduzir as doenças ocupacionais.

Capacite seus funcionários

Nada mais importante para estimular um funcionário do que uma promoção, certo? Por isso, sempre que possível, permita que os profissionais de sua empresa mostrem suas idéias, elas podem ser um diferencial.

Quando não são estimulados, os funcionários deixam de se interessar pelo sucesso da empresa, que acaba perdendo não somente em produtividade, mas também em qualidade no trabalho.

Percebeu como é importante investir em ações preventivas para melhorar a qualidade de vida no trabalho? Além de evitar maiores problemas, como o absenteísmo e falta de compromisso dos funcionários, ao adotar essas medidas é possível aumentar a produtividade e lucratividade da empresa!

Conhece mais alguma ação preventiva que não citamos aqui? Então não deixe de compartilhar com a gente nos comentários!

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!