Como a medicina do trabalho pode amenizar os efeitos de 6 trabalhos estressantes

Como a medicina do trabalho pode amenizar os efeitos de 6 trabalhos estressantes

O mercado de trabalho tem se tornado um ambiente cada vez mais estressante e exigente — situação que preocupa bastante os profissionais da área da saúde, que têm que lidar com pacientes que sofrem com as consequências desse estilo de vida.

Para evitar o estresse, muitas pessoas têm optado por seguir carreiras em áreas menos exigentes e que permitem valorizar a qualidade de vida. Entretanto, essa hoje ainda é uma situação privilegiada, e a realidade da maioria dos brasileiros é outra, por isso pode ser tão importante contar com a ajuda de uma equipe de medicina do trabalho em ambientes profissionais carregados e exigentes.

No artigo de hoje, vamos citar 6 dos trabalhos mais estressantes que podem ser encontrados no Brasil e como a medicina do trabalho ajuda a amenizar os efeitos dessas rotinas na saúde dos colaboradores.

Trabalhos mais estressantes

São várias as situações que transformam um trabalho em estressante: constante risco de vida, prazos curtos, grandes responsabilidades, pouco tempo para o lazer.

Se fosse possível avaliar um por um, qualquer tipo de trabalho seria capaz de oferecer algum nível de estresse, porém existem algumas carreiras que demandam, naturalmente, maior dedicação do psicológico e do físico dos profissionais que optam por assumir esses cargos.

Conheça abaixo quais são as 6 profissões que geralmente são listadas como as mais estressantes no mercado de trabalho:

Bombeiro

O bombeiro está sempre trabalhando em situações que oferecem risco a sua vida e assumindo grandes responsabilidades com relação à vida de terceiros. Essas características permitem que esses profissionais se queixem de frequentes sintomas de estresse ao longo da carreira.

Repórter

Um repórter trabalha com prazos curtos e altos índices de exigência para poder publicar suas notícias. Além disso, o fato de a grande maioria trabalhar como freelancer faz com que frequentemente usufruam de pouco tempo de descanso em suas rotinas para poder ganhar mais.

Policial

Assim como os bombeiros, os policiais frequentemente estão enfrentando situações de alto risco de vida. O medo de se machucar ou morrer aumenta os índices de ansiedade e estresse nesses profissionais.

Enfermeiros

Enfermeiros carregam em suas próprias mãos a responsabilidade de aplicar todas as condutas receitadas por um médico a um paciente, e têm que ficar atento aos sintomas e queixas desse mesmo paciente durante a sua rotina. Alie a esse nível de responsabilidade rotinas bastante intensas e com curtos períodos de folga: o enfermeiro é, geralmente, um profissional estressado.

Professores e diretores

Professores e diretores de escola estão sempre trabalhando com a responsabilidade de educar e cuidar do grande número de alunos que circulam nas suas salas de aula. O grande nível de exigência de pais e alunos tem tornado esses profissionais cada vez mais estressados e preocupados com a qualidade de ensino que é repassado para suas turmas de estudantes.

Gestor de TI

O gestor de TI, assim como os analistas de tecnologia de comunicação, frequentemente trabalham com prazos curtos para resolver problemas na internet ou na comunicação eletrônica interna de uma empresa ou instituição. Esses são os profissionais que mais se queixam de rotinas estressantes, muitas horas de trabalho e pouca satisfação na hora de buscar resultados.

Papel da medicina do trabalho no controle do estresse

Em todas as profissões citadas acima (e em várias outras que também podem trazer rotinas estressantes), a participação da medicina do trabalho é essencial para tentar diminuir os sintomas de ansiedade e estresse nesses profissionais.

São as equipes de médicos do trabalho que vão ser capazes de identificar aquele profissional que está sofrendo com seu estilo de trabalho e que precisa se afastar ou mudar de função, para que sua saúde não seja prejudicada.

A equipe de medicina do trabalho pode também ministrar cursos e palestras que ajudem esses profissionais a encontrar mais tranquilidade e qualidade de vida em suas rotinas.

Ficou interessado em saber como a medicina do trabalho pode ajudar a diminuir os níveis de estresse entre funcionários de uma empresa? Consulte o que a SST pode fazer para ajudar a cuidar da saúde de grandes e pequenas equipes e não se esqueça de deixar seu comentário sobre o artigo de hoje!

banner_ebook_1

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!