Afinal, o que realmente é a Segurança do Trabalho?

Afinal, o que realmente é a Segurança do Trabalho?

É de conhecimento geral que no ambiente de trabalho existem várias situações suscetíveis de provocar acidentes. Já listamos aqui quais são os principais programas de segurança e saúde no trabalho que podem ser adotados e a importância de palestras e treinamentos. Mas, afinal, o que realmente é a Segurança do Trabalho?

Ela atua na prevenção dos acidentes do trabalho através da adoção de medidas que visam minimizar e controlar riscos no ambiente de trabalho.

Quais são os objetivos da Segurança do Trabalho?

É fundamental investir em Segurança do Trabalho para aumentar o nível de conscientização dos trabalhadores. Seus principais objetivos são:

  • Minimizar e prevenir os acidentes e doenças decorrentes do trabalho;
  • Proteger a integridade e a capacidade de trabalho do funcionário;
  • Melhorar as relações humanas no trabalho.

Por quem ela deve ser feita?

A equipe de Segurança do Trabalho forma o SESMT (Serviço de Segurança Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), que é constituído por médico, enfermeiro, técnico de segurança e engenheiro.

Abaixo listamos as principais atividades dos profissionais que compõem a equipe de Segurança do Trabalho. Veja:

Médico do trabalho – CBO 0-61.22

O médico do trabalho controla as condições de saúde dos empregados através da execução de exames médicos periódicos e da solicitação e interpretação de exames complementares. Também é uma responsabilidade dele detectar prováveis danos à saúde em decorrência do trabalho executado pelo colaborador e sinalizar à diretoria da empresa sobre a possibilidade de mudanças nas atividades para atenuá-los.

Enfermeiro do trabalho – CBO – 0-71.40

O enfermeiro do trabalho estuda as condições de segurança com o intuito de identificar carências no campo de higiene e melhoria do trabalho e realiza atendimento ambulatorial adequado aos empregados no local. Além disso, é de sua competência executar planos de proteção à saúde dos empregados e programas de educação sanitária, propagando conhecimento e estimulando a adoção de hábitos saudáveis para a prevenção de doenças.

Técnico de Segurança do Trabalho – CBO 0-39.45

O técnico de segurança do trabalho analisa as condições, métodos e processos de trabalho e inspeciona equipamentos e instalações da empresa, buscando identificar riscos de acidentes e estabelecer normas de segurança. Ele deve sempre informar à empresa sobre os perigos existentes no ambiente de trabalho e sugerir medidas para eliminá-los.

O técnico também tem como uma de suas principais funções promover treinamentos para os colaboradores da empresa sobre medidas de prevenção de acidentes para que eles saibam como agir em caso de emergências.

Engenheiro de Segurança do Trabalho – CBO 0-28.40

O engenheiro de segurança do trabalho realiza a aplicação de dispositivos especiais de segurança, como vestuário, máscara e óculos de proteção, entre outros. Ele também deve examinar instalações em geral e processos de fabricação adotados pelos funcionários com o intuito de determinar as medidas que a empresa precisa tomar no campo da prevenção de acidentes.

Quais são as normas e leis que regem a Segurança do Trabalho?

A legislação de Segurança do Trabalho é definida por normas regulamentadoras (NR’s), que direcionam as empresas em relação à adoção de ações e obrigações. O descumprimento delas pode acarretar à empresa algumas punições previstas na lei. Veja aqui quais são as NR`s aprovadas e vigentes.

É muito importante contar com uma empresa terceirizada e especializada na adoção das medidas exigidas por lei para constituir uma equipe de Segurança do Trabalho. Busque parceiros especializados para cuidar desse aspecto tão importante para a sua empresa!

E então? Gostou desse artigo? Compartilhe-o com os seus amigos nas redes sociais!

banner_ebook_4

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!