5 doenças causadas pela iluminação do ambiente de trabalho

5 doenças causadas pela iluminação do ambiente de trabalho

Um dos assuntos mais debatidos na atualidade é qualidade de vida, conceito que está diretamente ligado ao bem-estar físico e emocional de todos. E um fator importante para viver bem e com saúde é trabalhar em ambientes bem iluminados.

Por isso, é de extrema importância que a iluminação do ambiente de trabalho seja adequada, visto que passamos a maior parte dos nossos dias trabalhando em escritórios e outros espaços fechados.

Para regularizar essa questão, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) criou normas que determinam a quantidade de iluminação para a maioria dos ambientes de trabalho. Seguindo a padronização imposta, as empresas terão ambientes mais saudáveis e assim podem proteger os seus empregados.

Deseja saber quais são os problemas relacionados à iluminação inadequada no ambiente de trabalho? Confira a seguir:

1. Fadiga visual

A fadiga visual é uma consequência sofrida por quem faz muito esforço com os olhos. Os sintomas mais comuns são: moléstias nos olhos como calor, comichão, sensação de areia ou picada, dores de cabeça, inchaço ou vermelhidão e visão turva.

Uma das maiores causas desse problema é o excesso ou insuficiência de luz no ambiente onde a pessoa passa a maior parte do seu tempo, pois este fator provoca cansaço ocular.

2. Irritação nos olhos

Frequentemente nos deparamos com pessoas que dizem estar com os olhos irritados. Esta irritação possui como principais sintomas o ardor e a vermelhidão.

Vários fatores podem deixar o sistema ocular de pessoas de ambos os sexos irritados e um deles é a intensa luminosidade. Isto pode provocar uma irritação leve ou grave, dependendo do caso em questão.

3. Lacrimejamento

O lacrimejamento ocular aflige diversas pessoas. Essa doença da visão é facilmente notada devido ao fato de sair uma excreção dos olhos. Na maioria dos casos é necessário procurar um oftalmologista para fazer o tratamento correto. Pode ser causado por vários fatores e o principal deles é forçar a visão para focar em objetos.

4. Distúrbios emocionais

Além de causar sérios problemas oculares, a falta de iluminação adequada também pode causar distúrbios emocionais. A luz influencia nosso organismo em todos os momentos, pois ela está diretamente ligada a nossa glândula pineal, responsável por produzir a melatonina — o hormônio do sono.

Em um ambiente mais escuro a melatonina é produzida em maior quantidade, deixando a pessoa cansada e sem vontade de trabalhar. Espaços bem iluminados, por sua vez, estimulam a produtividade e ajudam até mesmo no combate à depressão.

5. Problemas de pele

Todos já ouviram algo sobre a importância de proteger-se dos raios solares, mas poucos sabem que a sua pele corre riscos enquanto trabalham. As lâmpadas fluorescentes e até mesmo a luz do computador podem provocar manchas vermelhas e o envelhecimento precoce da pele.

Os problemas citados acima podem não ser doenças permanentes, mas precisam ser tratadas com foco no problema. Notou que os funcionários da sua empresa apresentam algum desses sintomas? Então não hesite em contrate uma empresa especializada em segurança e saúde do trabalho para garantir que a iluminação do ambiente de trabalho esteja sempre dentro dos níveis exigidos pelas normas.

Gostou de saber mais sobre as doenças causadas pela iluminação no ambiente de trabalho? Quer receber outros conteúdos exclusivos no seu e-mail? Assine a nossa newsletter e não perca nenhuma atualização do blog!

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!