5 dicas para incentivar funcionários nos cuidados com a saúde

5 dicas para incentivar funcionários nos cuidados com a saúde

Uma das principais dificuldades das empresas é saber como incentivar funcionários nos cuidados com a saúde. Essa questão está diretamente relacionada à redução do absenteísmo, além de ajudar na melhoria da motivação e do engajamento.

Essas informações foram confirmadas pelo estudo feito pelas entidades Health Enhancement Research Organization, Center for Health Research at Healthways e Brigham Young University. De acordo com o levantamento, 25% dos colaboradores que têm boa alimentação tendem a oferecer um desempenho melhor nas atividades executadas.

A mesma pesquisa indicou que a realização de exercícios por 30 minutos durante 3 dias da semana aumenta a produtividade em 15%. Mas o que pode ser feito para estimular os colaboradores? É o que apresentaremos a seguir!

Continue a leitura e confira 5 dicas para incentivar funcionários que ajudarão sua empresa a melhorar os resultados, evitar o absenteísmo e os atrasos:

1. Permita horários mais flexíveis

Esse aspecto aumenta a motivação e o engajamento dos colaboradores, e também auxilia nos cuidados com a saúde. O assunto é tão importante que a Universidade de Minneapolis fez uma pesquisa com 600 colaboradores de uma empresa. No estudo, ficou claro que a liberdade para escolher o local e o horário de trabalho trouxe benefícios para a companhia e os funcionários.

De modo geral, os resultados indicaram que houve um equilíbrio maior entre o lado pessoal e profissional, redução de estresse e cansaço e melhorias no bem-estar dos funcionários. Os colaboradores também dormiram uma hora a mais durante a noite e cuidaram mais da saúde, porque realizaram mais consultas médicas devido à jornada flexível.

2. Forneça ginástica laboral

Essa modalidade é ministrada por profissionais especializados, como fisioterapeutas ou educadores físicos. As aulas são ofertadas conforme as atividades desempenhadas pela equipe. Por exemplo: quem trabalha muito sentado e/ou no computador pode se beneficiar dos alongamentos para pernas e braços, especialmente, para evitar as chamadas lesões por esforço repetitivo (LER).

A sessão dura poucos minutos e abrange ainda a reeducação postural e exercícios de respiração. A ginástica laboral traz relaxamento, melhora a condição física e mental e alivia as tensões. Outros benefícios obtidos são:

  • melhoria da postura, condicionamento físico e concentração;
  • integração maior da equipe;
  • alívio das tensões acumuladas e dores musculares;
  • prevenção de doenças laborais;
  • diminuição de atestados e afastamentos ocasionados por motivos de saúde.

Vale a pena destacar que um estudo da CPH Health, divulgado pela Exame, demonstrou que 76% dos empregados praticam pouca atividade física, 68% ficam sentados a maior parte do dia, 48% são muito ansiosos e 45% têm sobrepeso ou obesidade. A ginástica laboral pode estimular a realização de exercícios e colaborar para a mudança desse cenário.

3. Estimule o consumo de água

É muito comum que os colaboradores tomem pouca água enquanto estão em seu horário de trabalho, situação que pode trazer prejuízos a longo prazo. O ideal é beber pelo menos 2 litros por dia para melhorar o funcionamento do organismo e aumentar a concentração e o rendimento. Os ambientes com ar-condicionado e/ou ventilador também tendem a ficar mais secos, o que pode levar à desidratação e ocasionar problemas respiratórios e alergias.

4. Promova campanhas de conscientização

Essa medida é uma maneira de mostrar a preocupação com a saúde dos colaboradores e educá-los sobre assuntos relevantes, como:

  • importância da proteção solar;
  • benefícios dos exercícios físicos;
  • malefícios do cigarro e outros vícios;
  • riscos do sedentarismo e obesidade;
  • necessidade de realizar exames periódicos e adotar a prevenção.

Ainda é possível disponibilizar lanches saudáveis, como biscoitos integrais, frutas e pães, ou criar campanhas temáticas, como a do Outubro Rosa ou a do Novembro Azul.

5. Dê o exemplo

Os líderes e gestores devem ser os primeiros a fazer a mudança e adotar hábitos saudáveis. Essa é uma maneira de engajar toda a equipe e fazer com que todos tenham as mesmas atitudes positivas.

Todas essas sugestões podem ser mais facilmente implementadas com a ajuda de uma empresa especializada, como a Segurança e Saúde no Trabalho (SST). Assim, sua companhia conta com serviços de excelência e a experiência necessária.

Com essas 5 dicas, ficará mais fácil incentivar funcionários e garantir que todos melhorem a saúde. Quer conhecer mais sugestões para melhorar o desempenho dos colaboradores? Assine nossa newsletter!

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!