5 cuidados com colaboradores para colocar em prática hoje mesmo

5 cuidados com colaboradores para colocar em prática hoje mesmo

As empresas têm entendido cada vez mais que seu público interno é de fundamental importância para alcançar os objetivos do negócio. Por esse motivo, não é raro encontrarmos gestores em busca de ações que promovam cuidados com colaboradores, estimulando-os a alcançar os melhores resultados possíveis.

A preocupação da companhia em relação a seus trabalhadores também tem um reflexo positivo no mercado. Afinal, os funcionários valorizam todas as práticas que favorecem o ambiente organizacional, compartilhando-as com outros possíveis talentos e contribuindo para que a empresa seja bem vista externamente.

Quer obter esses benefícios para o seu negócio? Então veja agora 5 formas de cuidar dos empregados da sua empresa para mantê-los engajados!

1. Ofereça benefícios

Uma das formas mais eficientes de oferecer cuidados com colaboradores é contar com uma boa lista de benefícios, pois eles são percebidos pelos profissionais como importantes diferenciais na hora de escolher uma empresa para se trabalhar. Portanto, além dos obrigatórios por lei, como o vale transporte, pense em vantagens diferentes e que possam melhorar a qualidade de vida do empregado.

Uma boa opção é criar uma rede de empresas conveniadas com a organização. Assim, os empregados poderão ter descontos especiais em vários estabelecimentos, como farmácias, restaurantes e academias, por exemplo.

2. Proporcione um ambiente seguro e agradável

Também é importante garantir que seus empregados trabalhem em segurança. Desta forma, é necessário que o local onde o empregado desempenha sua função seja apropriado para a tarefa e que ele utilize sempre o EPI, caso seja necessário.

O ambiente organizacional também deve ser apropriado, contendo todos os recursos técnicos e equipamentos que o colaborador precisa para realizar suas tarefas e o mínimo de conforto necessário.

Algumas empresas mais inovadoras até oferecem um valor em dinheiro para que o empregado recém-contratado possa decorar seu espaço da sua forma e deixar o local mais aconchegante.

3. Valorize o trabalho realizado

Além de proporcionar um bom ambiente de trabalho, é preciso mostrar para o funcionário que o trabalho dele é importante para a companhia.

Adote uma política de feedbacks constantes e de celebrações das conquistas da empresa. Lembre-se que esta prática também deve ser aplicada para reconhecer um bom trabalho realizado e não somente para apontar falhas.

Uma boa forma de celebrar as vitórias é criando premiações para os melhores desempenhos ou oferecendo participação nos lucros da companhia.

4. Incentive uma alimentação saudável

Os cuidados com colaboradores também devem ser mostrados na preocupação da empresa com a saúde do trabalhador.

Caso sua empresa tenha um refeitório, procure ofertar refeições balanceadas, ricas em nutrientes. Se for preciso, contrate uma nutricionista para garantir que sua equipe se alimente bem. Isso pode até reduzir a quantidade de faltas por licenças médicas, pois uma boa alimentação ajuda a evitar doenças.

Além disso, você pode aproveitar os canais de comunicação da empresa para transmitir dicas sobre como comer de forma mais saudável.

5. Promova a saúde dos colaboradores

Não é somente com a alimentação que a empresa deve se preocupar. É preciso promover ações ou divulgar atitudes que o colaborador deve adotar para ter uma vida mais ativa e cuidar melhor da saúde.

Montar grupos de corrida empresariais ou implementar um programa de ginástica laboral são boas formas de criar oportunidade de se praticar saúde internamente. Ainda neste caso, também é possível aproveitar os canais de comunicação interna para incentivar os trabalhadores a terem hábitos mais saudáveis.

Agora que você já sabe da importância dos cuidados com colaboradores, que tal ajudar outros amigos gestores a fazer o mesmo? Compartilhe esse post nas suas redes sociais e mostre a eles que você entende do assunto!


Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!