5 ações simples que melhoram a saúde organizacional

5 ações simples que melhoram a saúde organizacional

Que o sucesso de uma empresa está diretamente relacionado ao desempenho dos funcionários, disso ninguém duvida. Investir no bem-estar dos colaboradores é uma atitude com garantia certa de retorno e, por isso, deve ser uma prioridade em qualquer negócio.

Uma organização focada nos funcionários preza não somente pela qualidade da produção, mas também pela melhoria do ambiente de trabalho, evitando acidentes e prezando pela saúde dos seus colaboradores.

Além disso, uma administração de qualidade ajuda na prevenção das doenças ocupacionais, que são causadas devido as más condições de trabalho — daí a importância em melhorar a saúde organizacional!

Quer saber como fazer isso? Conheça agora 5 ações simples que podem ajudar o seu negócio a evoluir!

1. Conscientize seus funcionários

Uma das melhores maneiras de manter a saúde organizacional é por meio da conscientização. Quando os funcionários entendem a importância em prezar pela sua segurança, fica cada vez mais fácil prevenir os acidentes e manter a qualidade no ambiente de trabalho. Além disso, é preciso realizar todos os examesnecessários para que os profissionais possam trabalhar com qualidade.

Para facilitar a disseminação das informações, busque utilizar os canais de comunicação internos da empresa, permitindo que assim todos os funcionários tenham acesso às informações e entendam a importância em prezar pela sua proteção e saúde.

2. Ofereça equipamentos de segurança aos funcionários

Os equipamentos de segurança, também conhecidos como EPIs, são extremamente importantes para evitar os acidentes de trabalho. Eles garantem que o profissional não seja exposto a doenças ocupacionais, que podem causar problemas mais graves, prejudicando o desempenho do time.

3. Inclua atividades externas na rotina dos funcionários

Muitas atividades realizadas pelos funcionários podem levar a graves problemas, como lesão por esforço repetitivo (LER). Por isso, é importante que o ambiente de trabalho esteja adequado ao tipo de atividade que será realizada — como a inclusão de equipamentos e ferramentas que permitam uma melhor acomodação ergonômica.

Uma alternativa é permitir atividades variadas durante o expediente, como exercícios físicos ou até mesmo meditação. Elas ajudam a aliviar o estresse e a prevenir problemas causados pela repetição excessiva de movimentos. Vale ressaltar que as atividades devem ser realizadas com o auxílio de um profissional.

4. Não deixe os treinamentos de lado

Além da conscientização, uma das maneiras para melhorar a saúde organizacional é realizar treinamentos com os funcionários. Dessa forma, é possível capacitar os profissionais para lidar com situações que possam comprometer o seu bem-estar, seja ele físico ou emocional. Além disso, é importante que os colaboradores saibam qual o procedimento correto em caso de acidentes, evitando consequências mais sérias.

5. Divulgue as NRs aos colaboradores

As Normas Regulamentadoras (NRs) são um conjunto de procedimentos e requisitos relacionados à segurança do trabalho. São de extrema importância para manter a saúde organizacional em uma empresa e, por isso, não devem ser ignoradas. Com o seu cumprimento é possível garantir não somente a saúde organizacional, mas também a prevenção de acidentes, além de atender as exigências legais.

Percebeu como é importante prezar pela saúde organizacional no ambiente de trabalho? Além de garantir o bem-estar dos funcionários, é possível melhorar a produtividade da empresa! Restou alguma dúvida sobre o assunto? Então compartilhe conosco nos comentários!

Gostou do texto?

Deixe seu email e enviaremos todas as semanas novidades para você!

Confira também

IMPORTANTE: Devido ao grande número de perguntas similares no blog, estamos selecionando as melhores para responder. Sendo assim, sugerimos que você busque a resposta para a sua dúvida nos comentários antes de enviar sua pergunta. Obrigado!

3 comentários em “5 ações simples que melhoram a saúde organizacional”

  1. fernando disse:

    As sua matérias são sensacionais tem me ajudado muito com o meu curso de tecnologia em segurança do trabalho. Parabéns muito bom mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre segurança no trabalho! Não enviaremos spam!